Relações comerciais entre Catalunha e Brasil (2012 – 2017)

Em sua última atualização (23 de outubro de 2018) sobre as oportunidades de negócio para empresas catalãs no Brasil, a ACCIÓ, agência pública adscrita ao Departamento de Empresa e Conhecimento do governo catalão, e que tem por objetivo impulsionar a competitividade e crescimento da rede empresarial catalã ao redor do mundo, fez uma breve descrição sobre as áreas comerciais brasileiras favoráveis às empresas da Catalunha.

Entre as grandes oportunidades de negócios, estão os setores da agricultura (descrito como o protagonista do crescimento do PIB brasileiro em 2017), dos conteúdos digitais e audiovisuais, de fontes e recursos energéticos, e o das smart cities.

Publicação relacionada: Torra: ‘Temos que ser capazes de liderar a revolução digital’

Dados das relações comerciais entre Catalunha e Brasil entre 2012 e 2017

O relatório sobre as relações comerciais entre Catalunha e Brasil começa destacando os principais setores do mercado brasileiro (indústria química e de plásticos, alimentação, infra-estruturas e construção, e logística e distribuição), e as exportações catalãs para o Brasil.

Exportações catalãs para o Brasil

Foram publicados quatro dados sobre as exportações da Catalunha para o Brasil. O primeiro deles faz referência ao percentual de crescimento e e quantidade, em euros, exportados. No ano de 2017, as exportações catalãs para o território brasileiro alcançaram a marca de 617 milhões de euros, 14,4% a mais em relação ao ano anterior. Em 2012, a Catalunha havia exportado 853,6 milhões de euros, o valor mais alto do quinquênio 2012-2017.

Os produtos catalães mais exportados para o Brasil em 2017 foram inseticidas, plásticos e manufaturados e produtos farmacêuticos. Do conjunto de suas exportações gerais da Catalunha, as que foram feitas para o Brasil representam 0,9%. Atualmente, as exportações catalãs para o Brasil representaram 24,6% das exportações do Estado espanhol para o país sul-americano.

Importações de produtos brasileiros

Entre 2012 e 2017, a Catalunha mais importou do que exportou, registrando um saldo comercial negativo durante todos os anos desse período. Em 2017, a quantidade de produtos importados pela Catalunha do Brasil equivaleu a quase 1 bilhão e 377 milhões de euros, um aumento de 48% em comparação com 2016.

Os produtos que a Catalunha mais importou do Brasil foram feijão, combustíveis e milho. As importações catalãs do Brasil representam 1,6% do total das importações da Catalunha. Momentaneamente, as importações catalãs equivalem a 33,9% do total das importações feitas pelo Estado espanhol.

Publicação relacionada: Financial Times premia a Catalunha por sua captação de investimento estrangeiro

Investimentos estrangeiros

Os números de investimento entre Catalunha e Brasil são bastante discrepantes. Ainda em relação ao período mencionado anteriormente, o ano de 2015 foi o único de investimento relevante do Brasil na Catalunha: 54,2 milhões de euros, ligados principalmente ao setor de fabricação de veículos.

Quanto aos investimentos que a Catalunha fez no Brasil, os números apresentados são bastante superiores. Em 2016, por exemplo, os catalães investiram pouco mais de 710 milhões de euros em terras brasileiras. No ano seguinte, foram investidos 315,3 milhões de euros, correspondentes a atividades de transporte terrestre, fabricação de material elétrico e comércio atacadista. Do total dos investimentos estrangeiros da Catalunha, os que são feitos no Brasil representam 4,8%.

Empresas investidoras

Atualmente, existem 650 filiais de 438 empresas-matriz catalãs no Brasil. Entre as dez empresas-matriz catalãs com maior faturamento, e com presença no Brasil, estão Gas Natural SDG SA, CaixaBank SA, Banco Sabadell SA e Grifols SA.

O Brasil, por outro lado, possui 28 filiais de 25 empresas-matriz estabelecidas na Catalunha. Entre as dez empresas-matriz brasileiras com maior faturamento, e com presença em território catalão, estão Maxion Wheels España SA, Odebrecht E&P España SL e Penalty Iberia SL.

O material de divulgação desses e outros dados sobre as relações comerciais entre Catalunha e Brasil pode ser visto neste endereço.

 


 

Participe do financiamento coletivo do portal Aqui Catalunha

O Aqui Catalunha é o primeiro jornal brasileiro exclusivamente dedicado à Catalunha. O trabalho diário com pesquisas e publicações é exigente, e a única fonte financeira deste jornal é a base de leitores que participam do financiamento coletivo. Com a sua colaboração, o Aqui Catalunha fará mais e melhor pela informação sobre a Catalunha, exclusivamente para os leitores de língua portuguesa. Saiba, aqui, como colaborar. O Aqui Catalunha acredita que leitores vanguardistas merecem um jornal de vanguarda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *