“O governo continuará lutando pela oficialidade do catalão na União Europeia”

Mais publicações

Em Bolonha (Itália), o presidente da Catalunha, Pere Aragonès, afirmou que seu governo “continuará a ofensiva pelo reconhecimento do catalão como língua oficial na União Europeia“. O líder republicano também disse que “porão sobre a mesa todas as razões para que a oficialidade seja aprovada”, e espera que isso aconteça “em breve”.

Editorial recomendado: Por que a União Europeia não reconhece o catalão como língua oficial?

O catalão, uma das línguas “com mais falantes” na Europa

Pere Aragonès recordou, em sua viagem à Itália, que o catalão, embora não tenha o reconhecimento oficial na União Europeia, “é uma das línguas com mais falantes em toda a Europa“.

Nesse sentido, o presidente da Catalunha explicou que o governo, por meio de suas delegações na Europa, tem estado em contato com representantes de outros Estados europeus para “explicar” a reivindicação catalã.

“O domínio linguístico do catalão é formado por 12 milhões de pessoas. Faz 20 anos que a língua catalã tem acordos parciais de uso no âmbito das instituições europeias, sobretudo na interlocução”, explicou Aragonès.

“Estamos fazendo todos os esforços porque, além do reconhecimento do catalão como língua oficial, também se trata de um reconhecimento da singularidade, da identidade, e que a melhor maneira que temos de sermos europeus é sermos catalães“, detalhou o presidente.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -