Estado espanhol deixou de investir 35 bilhões de euros em infraestruturas na Catalunha

Entre 2019 e 2020, o déficit no investimento em infraestruturas na Catalunha teve um aumento de 7 bilhões de euros.

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira, o presidente da organização empresarial Foment del Treball Nacional, Josep Sánchez Llibre, explicou que, entre 2009 e 2020, o Estado espanhol deixou de investir 35 bilhões de euros em infraestruturas na Catalunha.

Os novos números do investimento do Estado espanhol em infraestruturas catalãs superam os do relatório anterior. Entre 2009 e 2018, o déficit era de 28 bilhões de euros.

Em outras palavras, conforme a análise apresentada (documento acessível no link), esse déficit teve um crescimento de 7 bilhões de euros nos últimos dois anos do período analisado, ou seja, de 2019 a 2020.

Vale a pena ler: PIB e economia na Catalunha como Estado independente

Diferença entre orçamento e investimentos na Catalunha

Segundo o estudo publicado por Foment del Treball Nacional, o volume do orçamento para investimentos em infraestruturas na Catalunha é “muito superior” ao que, de fato, é investido.

Para este ano, o orçamento do Estado espanhol para investimentos na Catalunha é de pouco mais de 2,2 bilhões de euros, um número 11,6% superior ao do orçamento de 2021. Esse orçamento é o segundo maior entre todas as comunidades autônomas na Espanha, ficando atrás apenas de Andaluzia.

Entretanto, conforme explicado na nota de imprensa publicada pela entidade empresarial, o orçamento para este ano não é equivalente ao peso que a Catalunha representa no PIB espanhol, atualmente de 19%.

Números previstos e números reais entre 2013 e 2020

Ainda em relação à diferença entre o orçamento previsto e o orçamento investido, o relatório constatou que, entre 2013 e 2020, o Estado espanhol investiu apenas 67,1% do orçamento previsto.

O relatório detalha, por exemplo, que o Estado espanhol previu um orçamento de 2,06 bilhões de euros para investimentos na Catalunha em 2021. Porém, ao fim do primeiro semestre do ano passado, o investimento feito correspondeu a somente 13,3% do orçamento previsto.

Quais seriam os números ideais de investimentos para a Catalunha?

A entidade que publicou o relatório estima que a Catalunha precisaria de um investimento recorrente e sustentável de 5 bilhões de euros em infraestruturas.

Atualmente, de acordo com a análise de Foment del Treball Nacional, os números do investimento em infraestruturas na Catalunha estão “muito abaixo da média dos países vizinhos”.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha