Widget Image
19/09/2021

Povos indígenas do Brasil denunciam Jair Bolsonaro ao Tribunal Penal Internacional

Povos indígenas do Brasil denunciam Jair Bolsonaro ao Tribunal Penal Internacional

No Brasil, povos indígenas denunciam Jair Bolsonaro ao Tribunal Penal Internacional por suas políticas “anti-indígenas”, descritas pela parte acusadora como “ecocida” e “genocida”, especialmente durante a pandemia da COVID no país. Não é a primeira vez que o presidente brasileiro é denunciado aos tribunais internacionais. Em julho de 2020, Bolsonaro foi denunciado ao Tribunal de Haia por seus “crimes contra a humanidade”. A denúncia foi feita pela Rede Sindical Brasileira Unisaúde. O líder do governo brasileiro era a favor do uso da cloroquina no combate ao coronavírus. Esse uso, porém, sempre esteve sob questionamento da comunidade científica.

Editorial: Por que Jair Bolsonaro prestou condolências a Israel, mas não condenou os ataques contra civis palestinos?

Em que está baseada a denúncia contra Jair Bolsonaro?

A denúncia contra Jair Bolsonaro tem por base investigações acadêmicas, relatórios técnicos, documentos oficiais e relatos dos líderes de organizações indígenas. De acordo com a denúncia, o presidente brasileiro, desde sua chegada à Brasília, tem “encorajado diversos ataques contra as comunidades indígenas e seus territórios”. De modo concreto, denunciam que o vencedor das eleições de 2018 “sempre” se mostrou “a favor” da “abertura de áreas protegidas para a exploração de recursos”.

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Compartilhar

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!