Widget Image
19/09/2021

“Fora, Bolsonaro!”, lema da manifestação brasileira em Barcelona neste sábado

"Fora, Bolsonaro", lema da manifestação brasileira em Barcelona neste sábado

Fora, Bolsonaro!” é o lema da manifestação brasileira em Barcelona deste sábado, às 19h, liderada pela Frente Internacional Brasileira (FIBRA). A organização lidera uma campanha internacional contra o atual presidente brasileiro, e convoca os manifestantes a protestarem contra a “gestão genocida”. No terreno político, Jair Bolsonaro, entre outras críticas que marcam seu governo, foi questionado por seu apoio unilateral a Israel durante o recente conflito bélico entre israelenses e palestinos, um apoio compartilhado, entre outros representantes políticos, pela líder do governo de Madrid.

Editorial relacionado: Por que Jair Bolsonaro prestou condolências a Israel, mas não condenou os ataques contra civis palestinos?

“Caos promovido pelo governo”

De acordo com a Frente Internacional Brasileira, Jair Bolsonaro é responsável por um “caos que coloca a democracia em risco gravíssimo”. Até o momento, mais de 400 cidades ao redor do mundo estão na lista das manifestações deste 19 de junho.

Além das críticas contra a gestão da pandemia por parte do governo brasileiro, cujo líder considerou o coronavírus uma “gripezinha”, os manifestantes exigem propostas eficazes de reaquecimento da economia no país. As causas feministas, LGBTQIA+ e antirracistas também marcarão as manifestações na Catalunha, no Brasil e ao redor do mundo.

O protesto em Barcelona acontecerá na Plaça de Sant Jaume, um lugar frequentemente escolhido para manifestações. Recentemente, a ANC (Assembleia Nacional Catalã), organizou uma manifestação para exigir um governo independentista, defendendo, assim, o resultado das eleições parlamentares de 14 de fevereiro deste ano. A capital catalã também foi, há poucas semanas, cenário de uma manifestação contra o aumento da conta de luz.

Nesta próxima segunda-feira, a capital da Catalunha viverá outra manifestação. Dessa vez, contra o discurso público que o líder do governo espanhol, Pedro Sánchez, fará no Teatro Liceu. O socialista discursará sobre sua estratégia política relacionada à concessão de indultos aos líderes independentistas catalães. O gesto de Pedro Sánchez, porém, é considerado por entidades civis da Catalunha como uma “farsa”, e que não ajudará a resolver o conflito político entre Catalunha e Espanha.

Vale a pena ler: Tribunal Supremo espanhol desafia imunidade de eurodeputados catalães

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!