Widget Image
21/09/2021

Convocados protestos contra discurso público de Pedro Sánchez em Barcelona

Convocados protestos contra discurso público de Pedro Sánchez em Barcelona

Organizações civis anunciaram uma convocação de protestos contra discurso público de Pedro Sánchez em Barcelona, agendado para a próxima segunda-feira. O líder do governo espanhol discursará, no Teatro Liceu, sobre os indultos que deverão ser concedidos aos líderes independentistas catalães. O evento, intitulado “Reencontro: um projeto de futuro para toda a Espanha“, tem por objetivo explicar a estratégia política do líder socialista.

Vale a pena ler: Manifestação em Barcelona contra aumento da conta de luz

“Clemência não é justiça”

Em um comunicado, as organizações Poble Lliure e La Forja argumentam que “os indultos não são o fim da luta independentista e nem da repressão”. Nesse sentido, o discurso de Pedro Sánchez em Barcelona é considerado um “engano”.

“As 13 pessoas que terão o indulto não serão os primeiros e nem os últimos presos independentistas”, denunciam. As “mais de 3 mil pessoas perseguidas por diversos tribunais, sujeitas a multas elevadas, inabilitações e prisões” também “relembram que a repressão não parou”.

A convocação de protestos por parte de Poble Lliure e La Forja será acompanhada pela manifestação política organizada pela ANC. De acordo com a principal entidade civil independentista, “não se pode indultar um delito inexistente, e muito menos que os indultos sejam a solução do conflito catalão”. A concessão de indultos por parte do governo espanhol é considerada pela ANC uma “tentativa de mostrar que há um avanço na resolução do conflito”, mas que, “esse não é o caso”. Dessa forma, a entidade qualifica a estratégia política de Pedro Sánchez como “uma falsa compaixão do movimento independentista, que continua reprimido e perseguido”.

Vale a pena ler: ANC acusa o Estado espanhol de “não respeitar o direito à autodeterminação”

“Impedir pacificamente o discurso de Sánchez”

O jurista Josep Costa, ex-vice-presidente do Parlamento catalão, se mostrou a favor de um “impedimento pacífico” do discurso de Sánchez. “Eu também creio que um bom ato de desobediência civil seria reunir-nos para impedir pacificamente a realização do discurso de Pedro Sánchez no Teatro Liceu”, publicou no Twitter.

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!