Widget Image
01/08/2021

Feira internacional de vinhos em São Paulo contará com produtos da Catalunha

Feira internacional de vinhos em São Paulo contará com produtos da Catalunha

Entre os dias 5 e 7 de outubro deste ano, São Paulo sediará a ProWine, feira internacional de vinhos, e contará com a presença de produtos da Catalunha.

A participação catalã no evento ocorrerá por meio de empresas agrupadas pela empresa pública Prodeca, adscrita ao Departamento de Ação Climática, Alimentação e Agenda Rural do governo catalão. Entre as funções dessa empresa, estão a de promover alimentos catalães na Catalunha e no mundo, e a de proporcionar serviços de comercialização e apoio à internacionalização da empresa agroalimentar da Catalunha.

Neste evento, estarão presentes 350 expositores de 15 países. A exposição dos vinhos e destilados catalães será feita sob o sloganCatalunha, onde o vinho é cultura“. Esse evento é dirigido, sobretudo, aos profissionais do mercado de vinhos e destilados (a estimativa é que 4 mil profissionais estejam presentes na feira).

Vale a pena ler: Criada plataforma para internacionalização de empresas catalãs

Dados do mercado brasileiro

De acordo com a empresa Prodeca, foram consumidos na América Latina, em 2020, 1 bilhão e meio de litros de vinhos e espumantes. O Brasil foi o segundo maior consumidor (17%) dessas bebidas no ano passado, atrás da Argentina. Em relação à importação brasileira de vinhos, mais de 50% das bebidas importadas pelos países dessa região do mundo vão para o Brasil.

A importação de vinhos pelo Brasil passou de 30 milhões de litros (em 2000) para 152 milhões de litros (em 2020). Esses dados mostram um crescimento anual nas importações da bebida de 8,5% em volume e 15% em valor, passando dos 20 milhões de euros importados em 2000 para 330 milhões de euros no ano passado.

Vale a pena ler: Lançada campanha de uso da língua catalã nos negócios

Ainda em relação ao ano passado, o Brasil foi o 16º mercado de destino dos vinhos catalães, por um valor de 5,45 milhões de euros, que representaram 1,06% do total exportado pela Catalunha em 2020. Ao todo, as exportações de vinhos catalães cresceram 11% em valor e 23% em volume no ano passado.

Vale a pena ler: Produção industrial da Catalunha bate recorde de crescimento

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Produtos da CatalunhaLivros, jogos, roupas e acessórios

Suas compras permitirão que o Aqui Catalunha receba pequenas comissões, fundamentais para o nosso crescimento.