Widget Image
01/08/2021

Lançada campanha de uso da língua catalã nos negócios

Lançada campanha de uso da língua catalã nos negócios

Nesta semana, a Fundação Vincle lançou uma campanha de uso da língua catalã nos negócios, intitulada “O catalão é negócio”. A campanha tem o objetivo de incentivar empresas e comércios a utilizarem a língua catalã, já que, além de ser bom para os negócios, é algo obrigatório na Lei 22/2010, do Código de Consumo da Catalunha.

Vale a pena ler: Plataforma per la Llengua ativa plano para aumentar o uso do catalão entre jovens

Empresas catalãs e estrangeiras que usam a língua catalã

De acordo com a Fundação Vincle, cuja campanha conta com a colaboração da Plataforma per la Llengua e do Departamento de Cultura do governo da Catalunha, “cada vez mais há empresas catalãs e estrangeiras que usam a língua catalã na rotulagem dos seus produtos, em seus sites, na publicidade e na relação com seus consumidores”. A entidade também informa que “há um número maior” que usa o catalão no funcionamento interno da empresa.

Entre algumas das empresas catalãs e estrangeiras citadas pela Fundação Vincle em livreto intitulado “O catalão é negócio, na empresa e no comércio“, estão Bonpreu (empresa catalã de alimentação), Codorníu (um dos maiores grupos de empresas produtoras de champanhe e vinho, fundada na Catalunha em 1551), Damm (grupo empresarial de fabricação e comercialização de cerveja) Apple, HP, Tesla e Nintendo.

O livreto disponibilizado pela Fundação Vincle apresenta mais dados sobre a presença da língua catalã no mundo. Por exemplo, atualmente, o catalão é a 13ª língua mais falada na Europa, e estima-se que 10 milhões de pessoas saibam se comunicar, oralmente, nessa língua. Apesar de possuir mais falantes que línguas oficialmente reconhecidas pela União Europeia, a língua catalã não possui esse reconhecimento.

Vale a pena ler: Por que a União Europeia não reconhece o catalão como língua oficial?

Sobre a Fundação Vincle

Fundada em 2008, a Fundação Vincle trabalha pelo uso da língua catalã como um elemento de coesão e inclusão social. Atualmente, a entidade coordena outras duas campanhas e estudos relacionados à inserção social por meio da língua catalã e à situação linguística do catalão nos territórios da Euro-região Mediterrânea.

Vale a pena ler: Relatório da ONU reconhece catalães como minoria nacional

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Produtos da CatalunhaLivros, jogos, roupas e acessórios

Suas compras permitirão que o Aqui Catalunha receba pequenas comissões, fundamentais para o nosso crescimento.