Produção industrial da Catalunha bate recorde de crescimento

Ótimos notícias vindas da produção industrial da Catalunha, cujo crescimento no mês de abril disparou 55,5% em relação ao mesmo período de 2020, quando houve queda de 34%, provocada pela pandemia do coronavírus. O recorde de crescimento estabelecido no quarto mês é cinco pontos superior à média espanhola.

Vale a pena ler: Fevereiro positivo para as exportações catalãs

Números que consolidam a retomada industrial catalã

Sem dúvida alguma, a vacinação contra a COVID tem desempenhado um papel fundamental na retomada industrial catalã. O crescimento registrado em abril foi antecedido pela subida de 15,4% no mês de março, após quedas em janeiro (- 7,1%) e fevereiro (3,6%). De acordo com o Índice de Produção Industrial, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística espanhol, os números do mês de abril registrados pela produção industrial da Catalunha superam, com grande diferença, o avanço de 17,8% em 1997, coincidentemente, também, no mês de abril.

Os setores da indústria catalã que mais se destacaram no quarto mês deste ano foram os de bens de consumo duráveis (229,7%) e de bens de equipamento (120,4%). Em menor medida, o setor de bens intermediários teve crescimento de 61,3%. Em relação ao setor de bens de consumo não duráveis e ao de energia, houve crescimento de 27,1% e 13,7%, respectivamente. O maior destaque, porém, foi a indústria de motores, que cresceu 929,3% em relação ao mês de abril de 2021.

Os detalhes do Índice de Produção Industrial podem ser consultados aqui.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha