Widget Image
19/09/2021

PIB da Catalunha tem queda de 4% no primeiro trimestre de 2021

PIB da Catalunha tem queda de 4% no primeiro trimestre de 2021

A queda de 4% do PIB da Catalunha no primeiro trimestre desse ano, em comparação com o mesmo período de 2020, mostra que a economia catalã, ao menos nos primeiros três meses de 2021, ainda não havia superado os efeitos da pandemia e das restrições. Entretanto, a queda registrada é inferior ao registro do último trimestre de 2020, de 9%.

Vale a pena ler: Produção industrial da Catalunha bate recorde de crescimento

Os motivos da queda do PIB catalão

Três motivos explicam a queda interanual do PIB catalão. De acordo com o Instituto Catalão de Estatística, a demanda interna teve uma evolução negativa, com queda de 2,9%. Além disso, o consumo nos lares teve uma queda de 4% em relação ao mesmo período do ano passado. Por último, a formação bruta de capital caiu 6,3%.

Em relação às demais economias europeias, o PIB da Catalunha teve uma queda ligeiramente inferior à registrada na Espanha (4,3%), porém consideravelmente maior que a da União Europeia (1,7%).

O primeiro trimestre, porém, teve bons números registrados nos setores primário e secundário. A agricultura catalã, por exemplo, subiu 0,8% em relação ao mesmo período de 2020. A indústria teve um crescimento produtivo de 2%. Por outro lado, o setor de serviços e o de construção tiveram quedas de 5,2% e 11,5%, respectivamente.

Vale a pena ler: Empresa catalã estreia na Bolsa de Valores de Nova Iorque

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Etiquetas

Compartilhar

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!