Widget Image
21/09/2021

Pesquisa de opinião aponta vitória do independentismo com mais de 51% dos votos

Pesquisa de opinião aponta vitória do independentismo com mais de 51% dos votos

De acordo com a mais recente pesquisa de opinião realizada pelo CEO (Centro d’Estudis d’Opinió, órgão da Generalitat de Catalunya responsável por pesquisa de intenção de voto, avaliação de partidos e líderes políticos, e estudos pós-eleitorais), as próximas eleições na Catalunha, em 14 de fevereiro, serão marcadas pela vitória do independentismo com mais de 51% dos votos.

A poucos dias da votação, o partido ERC, que terá Pere Aragonès como candidato, teria 22% dos votos (o que lhe daria 34-35 representantes no Parlamento). Por outro lado, Junts per Catalunya, que tem Laura Borràs como candidata à Presidência da Catalunha, teria 20,7% do total de votos (em torno de 32-34 cadeiras parlamentares). A CUP, com Dolors Sabater como candidata, seria a terceira força independentista, com 6,2% (teria 8 membros no Parlamento). Assim, o bloco independentista somaria 51,2%. A maioria absoluta seria garantida com 74-78 membros.

Coluna Punt de Mira: Eleições na Catalunha: o que saber sobre elas?

PSC e o “efeito Salvador Illa”

O PSC aparece na terceira posição na pesquisa realizada pelo CEO. O partido, um dos representantes do unionismo espanhol no Parlamento catalão, tem Salvador Illa como candidato, e teria 19,6% dos votos (26-29 representantes). O resultado desmistifica o “efeito Salvador Illa” apontado recentemente por pesquisa realizada pelo CIS (Centro de Investigación Sociológica), em que o vencedor era o representante do PSC.

Os demais partidos teriam a seguinte representação, de acordo com o CEO: Ciudadanos, com 12-13 cadeiras (9,6%); PP, com 9 (7%); En Comú Podem, com 6-8 (6,5%) e Vox com 5-6 (4,8%). O PDECat, com 2,3% dos votos, não entraria no Parlamento.


Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!