Widget Image
21/09/2021

Como será o debate de investidura de Pere Aragonès como novo presidente da Catalunha?

Como será o debate de investidura de Pere Aragonès como novo presidente da Catalunha?

Nesta quinta-feira, às 16h (horário catalão), começará o debate de investidura de Pere Aragonès como novo presidente da Catalunha. O representante da Esquerra Republicana de Catalunya será o 132º presidente da história da Generalitat de Catalunya, e o mais novo a assumir a presidência (38 anos) desde o processo de recuperação da entidade catalã (1977 – 1980), após décadas de ditadura franquista.

Em forma de perguntas e respostas, o portal Aqui Catalunha explica aos leitores as chaves desse debate, que acontece após três meses de negociações entre os dois maiores partidos independentistas catalães. Meses caracterizados por desentendimentos, impasses que ameaçaram os 52% dos votos conquistados pelo independentismo, e pelo aval da militância de Junts per Catalunya dado ao acordo de governo entre o partido e ERC.

Vale a pena ler: Laura Borràs propõe Pere Aragonès para a investidura, que começa nesta quinta-feira

Perguntas e respostas sobre a investidura de Pere Aragonès

De que forma estará dividido o debate de investidura?

O debate será dividido em duas sessões. A primeira, nesta quinta-feira, marcada para começar às 16h (hora catalã). A segunda sessão, por sua vez, foi marcada para o dia seguinte, às 09h (hora catalã).

Quais partidos apoiam a investidura de Pere Aragonès como novo presidente da Catalunha?

Esquerra Republicana de Catalunya (ERC), Junts per Catalunya (Junts) e Candidatura d’Unitat Popular (CUP). Ao todo, os três partidos ocuparão 74 das 135 cadeiras do Parlamento catalão.

Quem era o presidente anterior?

Quim Torra, inabilitado pela Justiça espanhola por “desobediência”.

Qual será o conteúdo do discurso de Pere Aragonès?

É provável que seu discurso seja mais breve que o feito no mês de março, quando sua investidura fracassou por desacordos entre ERC e Junts. Dessa forma, em um cenário de aparente melhor sintonia entre os dois partidos independentistas, o discurso de Aragonès será focado nas principais questões do programa de governo, e os desafios da Generalitat de Catalunha no curto e longo prazos.

Quais grupos parlamentários farão intervenções após o discurso de Aragonès?

Por ordem de obtenção de votos nas eleições de 14 de fevereiro: PSC (Salvador Illa), Junts (Albert Batet), Vox (Ignacio Garriga), CUP (Carles Riera), Catalunya en Comú (Jèssica Albiach), Ciudadanos (Carlos Carrizosa), PP (Alejandro Fernández) e, por último, Marta Vilalta e Josep Maria Jové, ambos de ERC.

Como serão organizadas as intervenções?

Cada grupo parlamentário terá trinta minutos para fazer a intervenção. Pere Aragonès responderá uma a uma, sem limite de tempo. Depois de cada réplica de Aragonès, a tréplica poderá ser feita durante o mesmo tempo utilizado na fala do candidato republicano. Caso Aragonès decida fazer nova réplica, o grupo parlamentário terá cinco minutos para fazer a intervenção final.

E depois de todas as intervenções?

Terá início a sessão de votos. Cada deputado dirá, em voz alta, o sentido de seu voto: ‘Sim’, ‘Não’ ou ‘Abstenção’. A votação começará seguindo o critério da ordem alfabética dos sobrenomes.

Quando, oficialmente, Pere Aragonès será empossado Presidente da Catalunha?

Previsivelmente, na próxima segunda-feira, dia 24 de maio.

Quando serão anunciados os nomes dos conselheiros do novo governo catalão?

Provavelmente, na próxima terça-feira, dia 25 de maio. Os novos conselheiros assumirão seus cargos no dia seguinte, 26.

Divisão do novo governo da Catalunha

No novo governo da Catalunha, haverá 14 departamentos, distribuídos de maneira igual entre Junts e ERC. Confira na representação abaixo, criada pelo diário El Nacional, as responsabilidades de cada partido na próxima legislatura.

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!