Widget Image
21/09/2021

Carlos Carrizosa pede voto para um governo “puramente constitucionalista” na Catalunha

Carlos Carrizosa pede o voto para um governo "puramente constitucionalista" na Catalunha

O candidato do partido Ciudadanos à Presidência da Catalunha, Carlos Carrizosa, pede a confiança dos eleitores para que haja um governo “puramente constitucionalista” na Catalunha. Carrizosa insta os eleitores catalães a escolherem entre “prolongar o pesadelo do processo [independentista] por ativa – com mais partidos independentistas – ou por passiva, com um tripartido, ou escolhemos um governo que faça uma legislatura suportável para todos”

Vale a pena ler: Líder da oposição na Catalunha apoia nova suspensão do governo

Garante que será o “primeiro presidente constitucionalista” da Catalunha

Carlos Carrizosa disse que, caso vença as eleições, será “o primeiro presidente constitucionalista da Catalunha”. O candidato de Ciudadanos criticou as gestões dos socialistas Pasqual Maragall (presidente da Catalunha de 2003 a 2006) e José Montilla (presidente catalão de 2006 a 2010). Em relação a Maragall, Carrizosa o acusou de criar um “estatuto inconstitucional” (Carrizosa se refere à redação e aprovação do Estatuto de Autonomia da Catalunha – 2006). Já em relação a Montilla, Carrizosa o reprovou por ter se manifestado contra a sentença do Tribunal Constitucional espanhol (uma sentença contra pontos citados no Estatuto de Autonomia catalão).

O papel de Ciudadanos no Parlamento da Catalunha

Carrizosa “se orgulha” do papel de seu partido no Parlamento da Catalunha, já que, segundo ele, foi capaz de “impedir que a Câmara catalã se transformasse no TNC (Teatro Nacional da Catalunha) do processo independentista. Finalmente, o candidato de Ciudadanos disse que a vitória de Inés Arrimadas (Ciudadanos) em 2017 representa “a semente de um futuro governo constitucionalista”, que serve para “evitar futuras tentações rupturistas”, enviando as forças independentistas “para a oposição do governo”.

Vale a pena ler: Ignacio Garriga: “Péssima gestão, ruína e delírios ideológicos”

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!