Widget Image
19/09/2021

Vacinação na Catalunha reduz drasticamente mortalidade em asilos

Vacinação na Catalunha reduz drasticamente mortalidade em asilos

A vacinação na Catalunha contra a COVID-19 reduz drasticamente a mortalidade em asilos: é o que apresenta um estudo publicado pelo Grupo de Pesquisa em Biologia Computacional e Sistemas Complexos (BIOCOMSC), do Departamento de Física da UPC (Universitat Politècnica de Catalunya).

Vale a pena ler: Chegam a Andorra as primeiras doses da vacina contra a COVID-19

Redução da pressão hospitalar

Conforme mostra o gráfico (imagem principal), a redução na mortalidade por coronavírus em asilos começa a cair a partir das aplicações da 1ª dose, em 4 de janeiro. No fim do mesmo mês, com mais doses da primeira aplicação feitas, e com as aplicações da 2ª dose, a mortalidade por COVID nos asilos apresenta uma queda bem mais forte.

Até o início da campanha de vacinação na Catalunha, entre 30% e 40% das mortes por coronavírus nos territórios catalães tinham como fonte os asilos. Agora, a quantidade de falecimentos por COVID nos asilos corresponde a apenas 15% do total na Catalunha. Antes da vacinação, 8% dos idosos nos asilos estavam hospitalizados; agora, são apenas 4%. Assim, houve uma clara redução da pressão hospitalar.

No Twitter, BIOCOMSC afirma que “não há nenhum outro fator que explique essa redução tão rápida, fora das margens típicas da pandemia, que não seja a vacinação”. E destaca, também, que “é importante que essa queda tenha começado já depois da aplicação da primeira dose”.

Finalmente, o grupo de análise diz que “não se pode garantir que a vacinação diminua o número de casos de contágios nos asilos. De todas as formas, como apresentado no gráfico a seguir, “a incidência de contágios em asilos baixou durante a terceira onda, mais que a média na Catalunha, e está abaixo dos valores típicos. Porém, as diferenças não são muito significativas para garantir o efeito”. Em outras palavras, é bem possível que casos graves tenham se transformado em casos leves ou assintomáticos.

número de casos de contágios nos asilos

O grupo BIOCOMSC disse que, em pouco tempo, publicarão um relatório enviado à Comissão Europeia, com todos os dados sobre a vacinação na Catalunha.

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Compartilhar

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!