Fevereiro positivo para as exportações catalãs

As exportações catalãs voltam a crescer. No mês de fevereiro, as vendas da Catalunha para o exterior cresceram 6,4% em relação ao mesmo período de 2020. O número positivo estabelece um grande contraste com o registro de janeiro, quando as exportações catalãs tiveram queda de 10,6%. Desde novembro (crescimento de 5,5%) e dezembro (alta de 6,5%), esse foi o mês com o segundo melhor desempenho no mercado externo.

Vale a pena ler: 5G Barcelona, o centro de referência em 5G do sul da Europa

Dados do crescimento por região e setor

O desempenho da Catalunha no mês de fevereiro também foi superior ao do Estado espanhol, cujas exportações tiveram queda de 1,9% em relação a fevereiro do ano passado. No tocante às principais regiões catalãs, Barcelona registrou crescimento de 5,9% nas vendas ao exterior, mais especificamente de 4,89 bilhões de euros. Os números das comarcas de Barcelona estão abaixo da média catalã, favorecida pelo desempenho das exportações nos territórios de Girona (crescimento de 7,7%) e Tarragona (crescimento de 9%). Lleida, por sua vez, fechou o mês de fevereiro com subida de 5,6% interanual.

Em relação aos setores que contribuíram para os bons números das exportações catalãs, o setor químico foi o responsável pela maior quantidade de vendas ao exterior, registrando crescimento de 12,6% em comparação ao mesmo período do ano passado. A indústria de bens de equipamento, por sua vez, cresceu 6,2%.

A importação catalã, por outro lado, registrou queda de 4,7% em relação a fevereiro de 2020.

Para conferir o desempenho do mercado catalão no mês de janeiro, acesse o portal de Estatísticas Idescat.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha