Widget Image
21/09/2021

Jordi Turull também recorre ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos

Jordi Turull também recorre ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos

Jordi Turull é o segundo líder independentista catalão preso a recorrer ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos (TEDH). Nesta quinta-feira, seu advogado, Jordi Pina, explicou os principais detalhes do recurso apresentado, bem como as três vulnerações de direitos fundamentais denunciadas: a violação do direito de ser julgado por um juiz natural, a violação do direito de ser julgado por um juiz imparcial, e as vulnerações dos direitos de reunião pacífica e liberdade de expressão.

Vale a pena ler: Jordi Cuixart recorre ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos

“Imparcialidades” no julgamento e em declarações públicas e privadas

Entre as principais vulnerações denunciadas pela defesa de Jordi Turull está a da “imparcialidade” do juiz Pablo Llarena, que, na decisão interlocutória, se pôs como uma “vítima” do processo independentista catalão ao incluir no documento a mensagem “o assédio que sofremos”. Essa mensagem, porém, foi retirada do documento enviado à Alemanha para exigir a extradição de Carles Puigdemont para a Espanha.

Vale a pena ler: A (in)justiça espanhola passa vergonha na Europa

Outra “imparcialidade” denunciada pelo advogado de Jordi Turull tem relação com uma mensagem no WhatsApp. Antes do início do julgamento aos líderes políticos e civis catalães, condenados, em conjunto, a cem anos de prisão, o senador Ignacio Cosidó, do Partido Popular, escreveu em uma conversa no WhatsApp que a promoção de Manuel Marchena (juiz responsável pelo julgamento, em Madrid) para a liderança do Conselho Geral do Poder Judicial espanhol permitiria que o Partido Popular “controlasse a sala penal do Supremo Tribunal pela porta dos fundos“. A conversa, revelada em novembro de 2018, foi publicada pelo portal El Español.

No Twitter, Jordi Turull publicou a seguinte mensagem: “Começa um caminho de esperança. Esperamos poder desfrutar dos êxitos da justiça europeia. Nos vemos na Europa!”.

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!