Òmnium Cultural lança campanha “O catalão é teu”

Nesta semana, Jordi Cuixart, presidente da Òmnium Cultural, anunciou o lançamento da campanha “O catalão é teu“. De acordo com Cuixart, é preciso “enfrentar todos os ataques sofridos pela língua catalã”, e que o catalão seja “uma língua viva entre os jovens, entre os novos cidadãos da Catalunha e nos novos formatos de comunicação”. Nesse sentido, Cuixart revelou que as três linhas de atuação da campanha servirão para “blindar o grande consenso da Catalunha, que é a língua própria”:

O catalão é uma língua de coesão e autoestima coletiva, diante da vontade uniformizadora de um Estado que renunciou à sua diversidade cultural e linguística.

Durante os próximos meses, a Òmnium Cultural se reunirá com especialistas em políticas linguísticas para radiografar o estado atual da língua catalã, e articulará uma ampla frente de defesa da língua contra os citados “ataques sofridos na Espanha e na França”. Em maio deste ano, o Tribunal Constitucional francês derrubou a Lei Molac, a lei de proteção às línguas minorizadas na França. Entre essas línguas minorizadas no território francês, estão o catalão, bretão, o occitano, o basco e o corso.

Vale a pena ler: Tribunal francês derruba lei de proteção ao catalão e outras línguas minorizadas

Alguns dados sobre o estado atual da língua catalã

Durante o anúncio da campanha, Jordi Cuixart revelou alguns dados sobre a atualidade da língua catalã. Hoje, apenas 2% da oferta de filmes no cinema são em catalão. Em relação ao âmbito da Justiça, as sentenças escritas em catalão não chegam aos 9%.

Os baixos números da presença da língua catalã, entretanto, “não são motivo para derrotismos ou catastrofismos”, garantiu Cuixart, já que, segundo as informações do presidente da Òmnium Cultural, “10 milhões de pessoas falam a língua catalã“. Por outro lado, Cuixart destacou a necessidade de “exigir que as instituições respeitem os direitos linguísticos de todos os cidadãos”.

Vale a pena ler: Por que a União Europeia não reconhece o catalão como língua oficial?

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha