Widget Image
19/09/2021

Ada Colau pede uma “revisão” sobre a ampliação do aeroporto de Barcelona

Ada Colau pede uma "revisão" sobre a ampliação do aeroporto de Barcelona

Neste sábado, começaram as Festes de Gràcia, as tradicionais festa desse bairro de Barcelona no mês de agosto. O discurso oficial e inaugural foi realizado pela prefeita Ada Colau e pelo presidente da Òmnium Cultural, Jordi Cuixart.

A prefeita da capital catalã aproveitou o momento para falar de alguns temas bastante comentados ao longo das últimas semanas, como a ampliação do aeroporto de Barcelona. No dia 2 de agosto, em uma comissão bilateral, os governos da Catalunha e da Espanha chegaram a um acordo sobre a reforma, que deverá custar 1,7 bilhão de euros.

Vale a pena ler: Pere Aragonès afirma que Catalunha “recuperou” força institucional

Essa ampliação foi criticada por diferente setores políticos da Catalunha, como o partido CUP. Nessa semana, a representante dos anticapitalistas na Câmara catalã, Dolors Sabater, disse que as reformas no aeroporto de Barcelona são um “atentado ecológico”. E, na mesma linha do “revisionismo”, a prefeita Ada Colau argumentou que a ampliação do aeroporto catalão vai “claramente contra os compromissos” ambientais, e gerou uma “preocupação” na sociedade.

Entre os demais temas comentados por Ada Colau, estiveram as grandes ondas de calor (“São uma emergência climática”) e a recusa da representação do PP a participar da cerimônia de inauguração das Festes de Gràcia, já que o responsável pelo discurso inaugural seria Jordi Cuixart, cujos ideais políticos diferem das que caracterizam o Partido Popular. A prefeita disse que “lamenta” a atitude do PP, mas que discordar do responsável pelo pregão é “perfeitamente normal e legítimo”.

O discurso de Colau começou com muitas vaias à sua gestão. Em meio às lágrimas, a prefeita foi interrompida por Jordi Cuixart, que pediu aos espectadores que “se acalmassem”, e “deixassem” a prefeita falar.

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!