Widget Image
19/09/2021

Joan de Serrallonga visita a Associação Cultural Catalonia

Joan de Serrallonga visita a Associação Cultural Catalonia

Cinco séculos depois, e em uma noite gélida em São Paulo e outras regiões do Brasil, Joan de Serrallonga, o “Robin Hood” catalão, visitou a Associação Cultural Catalonia, a convite do palestrante Felipe Alamino (pela segunda vez em doze meses) e do presidente da entidade, Màrius Vendrell.

O famoso bandoleiro da Catalunha, cuja existência foi ressignificada pelo imaginário popular, foi o centro de um debate final sobre as relações entre o bandoleirismo na Catalunha nos séculos XVI e XVII e movimentos populares em outras partes do mundo, como no Brasil. Felipe Alamino, em resposta ao representante do governo da Catalunha na Argentina, David Poudevida-Vives, estabeleceu um interessante paralelo entre Joan de Serrallonga e o brasileiro Lampião, conhecido como o Rei do Cangaço.

Vale a pena ler: 5 curiosidades sobre a Virgem de Montserrat, padroeira da Catalunha

Próxima palestra na Associação Cultural Catalonia

Após mais um evento virtual, que tem sido um êxito significativo desde o segundo semestre do ano passado, a Associação Cultural Catalonia prepara a próxima palestra, marcada para o dia 20 de agosto. O palestrante será o professor Josep Blanes Sala, que apresentou, em setembro do ano passado, a palestra “Quatro joias literárias catalãs do século XX“. Em algumas semanas, o Aqui Catalunha anunciará a hora do evento, e os detalhes sobre como a inscrição poderá ser feita.

Vale a pena ler: Noite memorável de Sant Jordi na Associação Cultural Catalonia

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!