Associação Cultural Catalonia organiza apresentação de novo livro

Apresentação, transmitida pelo canal da Associação Cultural Catalonia, acontecerá no dia 28 de maio, às 16h (Brasília) / 21h (Barcelona)

No dia 28 de maio, a Associação Cultural Catalonia, em seu canal no YouTube, transmitirá ao público a apresentação do livro ‘Os Paiter Suruí: do arco e flechas às tecnologias do século XXI‘.

A obra é de autoria de Zeus Moreno Romero, professor da Universidade Estadual do Paraná e da Universidade Estadual de Londrina, além de ser licenciado em História pela Universidade de Barcelona, com Mestrado e Doutorado em História pela Universidade Estadual de Maringá. Zeus também tem experiência profissional na Casa Amèrica Catalunya.

Vale a pena ler: Jordi Campoy, em visita à Associação Cultural Catalonia: “Escrever é mais difícil”

Sobre o povo indígena Paiter Suruí

O livro escrito por Zeus traz à tona a história dos Paiter Suruí, povo indígena que habita a região entre os estados de Mato Grosso e Rondônia. Por meio da exposição do estilo de vida e tradições desse povo, o autor apresenta uma análise das mudanças geradas a partir dos primeiros contatos dos Paiter Suruí com os não-indígenas.

Esses contatos, conforme o livro explica, causaram impactos muito profundos nesse povo indígena, representados, sobretudo, pelas enfermidades levadas pelos não-indígenas, pelo papel das madeireiras e pelas invasões.

Apesar das intensas lutas pela terra e outras dificuldades, os Paiter Suruí conseguiram formas de se adaptar ao capitalismo, à globalização e à tecnologia. Tal como é explicado pela sinopse oficial do livro, os Paiter Suruí souberam usar as novas ferramentas à disposição para alcançar os seus objetivos para, assim, “quebrar o falso mito dos índios como sociedade atrasada“.

Como assistir à apresentação do livro?

Para assistir à apresentação do livro, transmitida pelo canal da Associação Cultural Catalonia no YouTube, basta ativar o lembrete. O evento terá início às 16h (horário de Brasília) 21h (horário de Barcelona).

Vale a pena ler: 5 curiosidades sobre a Virgem de Montserrat, padroeira da Catalunha

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha