Ignacio Garriga, candidato à Presidência da Catalunha pelo partido VOX, afirmou que o governo catalão, recentemente liderado por Quim Torra, foi responsável por uma “péssima gestão, que condenou à ruína trabalhadores e autônomos“. Para Garriga, o governo da Catalunha “prefere usar o dinheiro para o seu processo independentista e delírios ideológicos“.
Vale a pena ler: Nota da ANC sobre a inabilitação do presidente da Catalunha
As críticas de Ignacio Garriga também foram dirigidas ao governo espanhol e Pedro Sánchez: “A gestão do coronavírus por parte do Executivo de Sánchez deixou a Catalunha imersa em uma recessão econômica sem precedentes“. Ao mesmo tempo, o candidato do partido VOX citou números demonstrativos da recessão na economia catalã: “Queda de 12% do PIB neste ano, a pior da história“. Os efeitos da pandemia para empresas e restaurantes também foram utilizados por Garriga para criticar a gestão do governo de Quim Torra: “A Catalunha prevê o fechamento de 25% – 30% das empresas, e de 10% – 20% de bares e restaurantes“.
Ainda em dezembro, conforme apresentado na página do partido VOX, Garriga disse que “o setor hoteleiro catalão sofre uma tripla pandemia: a do coronavírus, a da delinquência e a do separatismo“. De acordo com o candidato, o independentismo catalão, sempre mencionado por ele como ‘separatismo‘, “destina grandes quantidades de dinheiro para os seus delírios ideológicos e ao golpe de Estado, que segue ativo“.
Os números do PIB catalão citados por Garriga são corretos?
Esses números, em meio a outras estatísticas, podem ser vistos no portal Idescat (Institut d’Estadística de Catalunya). Alguns portais catalães e espanhóis divulgaram, em julho e dezembro de 2020, a previsão feita pela BBVA Research para a economia catalã: queda de entre 11,5% e 12% até o fim de 2020 (devido à pandemia), e uma recuperação econômica em 2021 de entre 6% e 6,5%.
A informação apresentada pelo candidato Ignacio Garriga são corretas, mas incompletas. Conforme apresenta a seção de Economia do portal El Punt Avui, L’Econòmic, sempre com base nas previsões da BBVA Research, “o crescimento de até 6,5% do PIB catalão em 2021 será suficiente para recuperar o nível de atividade anterior à crise“. Até o fim do terceiro trimestre, o PIB da Catalunha havia caído 9,1% em relação ao mesmo período de 2019. Para dados completos sobre a atividade econômica catalã em 2020 (sem contar o 4º trimestre), acesse a Nota de Conjuntura Econômica publicada pelo departamento de Vice-presidência, Economia e Fazenda do governo catalão.