ERC descarta governo apenas com os Comuns, e inclui JxCat e CUP

Mais publicações

Marta Vilalta, secretária geral de ERC (Esquerra Republicana de Catalunya), descartou um governo apenas com os Comuns (do bloco En Comú Podem). As palavras de Vilalta, em entrevista à RTVE, foram ditas um dia após o porta-voz de Unides Podem no Congresso espanhol, Jaume Asens, dizer que “lhe agradaria ver um governo catalão liderado por ERC e Comuns, com a abstenção do PSC”. Para Vilalta, a “prioridade” é que ERC governe com JxCat (Junts per Catalunya), CUP e os Comuns.

Vale a pena ler: Congresso espanhol derruba proposta de negociação de referendo catalão

Reunião com Junts per Catalunya, pendente

A secretária geral de ERC não definiu quando será a primeira reunião com Junts per Catalunya para formação de governo, mas disse acreditar que “JxCat aceitará participar da negociação com o Estado espanhol”, definida por Vilalta como “uma das prioridades de ERC”.

Resultado das eleições catalãs com o voto exterior

Nessa quinta-feira, foi divulgado o resultado das eleições catalãs após os votos dos catalães residentes no exterior terem sido contabilizados. No total, as forças independentistas venceram com 51,7% dos votos. Os números que, pela primeira vez, permitiram aos partidos a favor da independência da Catalunha superar os 50%, poderiam ter sido maiores. Durante o período de campanha eleitoral, a FIEC (Federació Internacional d’Entitats Catalanes) publicou um comunicado sobre o baixíssimo número de catalães que conseguiram solicitar o voto: 6,2%.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -