Widget Image
21/09/2021

Congresso espanhol derruba proposta de negociação de referendo catalão

Congresso espanhol derruba proposta de negociação de referendo catalão

O Congresso espanhol rejeitou, com a abstenção de Podemos e o ‘não’ do PSOE, uma moção de ERC que instava ao governo espanhol para negociar um referendo de independência na Catalunha. A iniciativa, que contava com o apoio de ERC, JxCat, CUP, PNB e Bildu, teve 38 votos a favor, 276 contra e 36 abstenções. Durante o debate, que ocorreu nessa quarta-feira, as forças independentistas criticaram o Podemos por sua abstenção, enquanto o presidente do grupo Podemos, Jaume Asens, disse que “antes de levar a iniciativa ao congresso, ela deve ser negociada na mesa de diálogo” bilateral.

O texto instava ao governo espanhol para “negociar um referendo de autodeterminação com o governo da Catalunha como uma solução acordada e democrática para o conflito político“. Durante o debate, os partidos independentistas catalães levaram o debate para a Câmara sobre a formação do governo na Catalunha. O porta-voz de ERC no Congresso, Gabriel Rufián, pediu aos Comuns (representantes do grupo En Comú Podem) e a CUP que formem uma “ampla frente para um governo de esquerda”, e acusou os Comuns de se limitarem a publicações no Twitter sobre o caso Pablo Hasél. Junts per Catalunya e CUP também criticaram os Comuns por sua abstenção.

Vale a pena ler: Noite histórica para o movimento pela independência da Catalunha

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!