Neste domingo, 25 de abril, ocorre a comemoração do Dia Internacional da Catalunha Exterior. Trata-se de um dia celebrado no primeiro domingo após o Sant Jordi, e tem por objetivo relembrar os milhares de catalães que vivem fora da Catalunha.
De acordo com o Instituto de Estatística da Catalunha (Idescat), 340.514 catalães residem no exterior. Os dados têm por base o registro feito em 1º de janeiro deste ano, e mostram, também, que a maior parte dos 9.325 cidadãos catalães que ampliaram a lista de residentes no exterior está na Europa (8.077). A região do planeta que menos recebeu catalães ao longo do último ano foi o continente americano (706). A América do Sul teve um registro negativo com a saída de 332 catalães, algo inédito. França é o país com mais catalães residentes fora da Catalunha.
Vale a pena ler: FIEC denuncia obstáculos ao voto dos catalães residentes no exterior
Histórico do Dia Internacional da Catalunha Exterior
O Dia Internacional da Catalunha Exterior é uma iniciativa da FIEC (Federação Internacional de Entidades Catalãs), atualmente presidida por Màrius Vendrell (também presidente da Associação Cultural Catalonia).
Em 1997, a FIEC, em encontro que reuniu representantes de comunidades catalães do Cone Sul da América, propôs a criação de um dia dedicado aos catalães que, por diferentes motivos, deixaram sua terra. A proposta teve amplo apoio de comunidades catalãs da América e de outras partes do mundo. No ano seguinte, 1998, celebrou-se, pela primeira vez, o Dia Internacional da Catalunha Exterior.
Em 4 de março de 1999, o Parlamento da Catalunha aprovou uma resolução que oficializava o evento, ratificado pelo governo catalão em 6 de abril do mesmo ano.
Para cada ano, é organizado um concurso de criação de um cartaz comemorativo. O vencedor deste ano, conforme informado no portal Exterior.cat, foi Daniel Torres (residente na Alemanha).
Vale a pena ler: Escute a Ràdio Amèrica Barcelona no portal do Aqui Catalunha