Dolors Sabater, líder do partido anticapitalista CUP no Parlamento da Catalunha, não tem dúvidas sobre o caminho trilhado, até agora, pela presidência da Catalunha. Segundo a deputada, o partido Esquerra Republicana de Catalunya (ERC) tem “descumprido” os acordos firmados com a CUP desde o início da atual legislatura.
Dolors Sabater garante que “a estabilidade do governo dependerá do foco dado às suas políticas”. A líder da CUP, de maneira mais específica, não vê com bons olhos as políticas de ERC relacionadas ao âmbito socioeconômico, e nem ao processo independentista.
Vale a pena ler: Presidente da Catalunha defende “nova etapa de negociações” com o governo espanhol
Sabater acusa o governo de catalão de ser um “fiel seguidor autonomista”
De acordo com a líder do partido anticapitalista na Câmara catalã, o atual governo catalão, liderado pela ERC, tem sido um “fiel seguidor autonomista”, e recorda que o partido do presidente Pere Aragonés havia se “comprometido” a trabalhar pela “ruptura” e pela “transformação social, econômica, feminista e ecológica”. Para Dolors Sabater, o partido ERC “tem ido por outro caminho”.
Em relação ao aspecto ecológico, Dolors Sabater critica o acordo entre os governos da Catalunha e da Espanha pela ampliação do aeroporto de Barcelona-El Prat. Além dessa clara oposição, a representante da CUP também se posiciona contra a realização dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2030 (Barcelona – Pirineus), e contra mais “dinheiro injetado” no resgate do Circuito da Catalunha.