Pacto entre ERC e o governo espanhol pelo orçamento de 2022 é concretizado

ERC e PSOE também chegam a um acordo sobre a nova Lei do Audiovisual e a presença da língua catalã em plataformas como Netflix e HBO Max

Nesta terça-feira, foi anunciado o pacto entre Esquerra Republicana de Catalunya (ERC) e o governo espanhol pelo orçamento de 2022. Entre os diversos pontos abordados na negociação entre o partido catalão e o PSOE, estava a Lei do Audiovisual.

Inicialmente, o porta-voz de ERC no Congresso espanhol, Gabriel Rufian, havia afirmado que o apoio à aprovação do orçamento espanhol deveria estar “condicionado” a uma determinada cota de presença das línguas catalã, galega e basca nas séries e filmes oferecidos em plataformas como HBO Max e Netflix. Finalmente, a nova Lei do Audiovisual determinará que essas produções tenham uma cota de 6% em catalão, basco ou galego.

Vale a pena ler: Com polêmicas, tramitação do orçamento segue adiante no Parlamento da Catalunha

Assim, com o apoio dos 13 representantes de ERC no Congresso, o orçamento espanhol para o próximo ano deverá contar com 188 votos a favor. Em relação às demais representações catalãs em Madrid, PDeCAT também votará a favor da aprovação do orçamento. Por outro lado, tanto Junts per Catalunya quanto CUP votarão contra a aprovação.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha