Widget Image
19/09/2021

Pere Aragonès afirma que Catalunha “recuperou” força institucional

Pere Aragonès afirma que Catalunha "recuperou" força institucional

Para o Presidente Pere Aragonès, a Catalunha “recuperou” força institucional para a transformação que “todos precisam”. Em declarações feitas à imprensa nesta semana, o representante da Esquerra Republicana de Catalunya (ERC) afirmou que, em “pouco tempo, foi recuperada a força institucional necessária para a transformação social, ecológica, feminista e democrática”. De olho no mês de setembro, quando, previsivelmente, deverá ocorrer a chamada “Mesa de Diálogo” com o governo da Espanha, Pere Aragonès disse que a reunião será uma das mais complexas e difíceis”.

O Presidente catalão, mais uma vez, disse que a equipe de seu governo irá “com toda a força e convicção” para a “Mesa de Diálogo”. Pere Aragonès voltou a afirmar, também, que uma “ampla maioria da população catalã” reivindica a “defesa da anistia e da autodeterminação”. Entretanto, vale a pena recordar que o governo espanhol permanece imóvel em relação às palavras do Presidente da Catalunha.

Vale a pena ler: Presidente da Catalunha defende “nova etapa de negociações” com o governo espanhol

Em defesa da ampliação do aeroporto de Barcelona-El Prat

As últimas semanas foram marcadas pelo debate em torno da futura ampliação do aeroporto Barcelona-El Prat. No dia 2 de agosto, em reunião bilateral entre os governos da Catalunha e da Espanha, chegou-se a um acordo entre o governo da Catalunha e o Ministério de Transportes espanhol para ampliar o aeroporto catalão, a fim de transformá-lo em um “hub internacional”, com “todas as garantias ambientais”. Inicialmente, a ampliação deverá custar 1,7 bilhão de euros.

O acordo entre os governos catalão e espanhol não foi bem recebido por alguns setores políticos. O partido catalão CUP alega que a ampliação do aeroporto é um “atentado ecológico e climático”. Sem mencionar a alegação feita pela CUP, Pere Aragonès quis deixar claro que “todas as decisões sobre a ampliação do aeroporto deverão seguir as exigências da Comissão Europeia sobre a preservação do ambiene natural e da biodiversidade”. Para o Presidente catalão, isso é “irrenunciável”.

Concretamente em relação à reunião com o governo espanhol no início desta semana, Pere Aragonès coincidiu com a conselheira da Presidência, Laura Vilagrà: “É uma boa notícia termos voltado a fazer esta reunião, mas foi insuficiente, precisamos de mais debate e pontos concretos”. O republicano garantiu, também, que os acordos levados à mesa bilateral não devem condicionar a “Mesa de Diálogo”: “Os possíveis acordos da mesa bilateral não nos farão renunciar à anistia e nem à autodeterminação”

Vale a pena ler: Governo da Catalunha, “insatisfeito” com os acordos da reunião com o governo da Espanha

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!