Pere Aragonès se pronuncia sobre as consequências da guerra na Ucrânia para a Catalunha

Guerra na Ucrânia terá "consequências diretas" para a economia da Catalunha e da Europa, afirma Pere Aragonès

Doze horas depois dos ataques russos em solo ucraniano, o presidente catalão Pere Aragonès se pronunciou sobre as consequências da guerra na Ucrânia para a Catalunha.

De acordo com o líder independentista, é “evidente” que a invasão russa na Ucrânia “afetará diretamente a Europa e a Catalunha sob o ponto de vista econômico”. Mais especificamente, Aragonès disse que o conflito entre Rússia e Ucrânia refletirá, “de maneira preocupante, no custo da energia e de determinas matérias-primas“. O presidente também se referiu aos custos para as empresas catalãs situadas na Ucrânia.

Vale a pena ler: Parlamento da Catalunha condena ataques da Rússia contra a Ucrânia

Criação de um grupo de análise dos impactos da guerra para os interesses da Catalunha

No discurso feito no Palau de la Generalitat de Catalunya, Pere Aragonès anunciou a criação de um grupo que estudará os impactos da guerra na Ucrânia para os interesses catalães, especialmente os ligados à economia e sociedade. O presidente catalão comentou que existem 22 mil ucranianos que moram na Catalunha.

Esse grupo será formado pelos departamentos do governo com competências “diretamente vinculadas às atuações necessárias” que ocorrerão nos próximos dias e semanas. Está prevista para esta sexta-feira (25) a primeira reunião com os integrantes desse grupo. Aragonès garantiu que a atuação do grupo de análise será coordenada com a Europa e a comunidade internacional.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha