Equipe da Catalunha Norte volta à elite do rugby na França

Mais publicações

A União Esportiva Arlequins de Perpinyà (USAP), equipe da Catalunha Norte, volta à elite do rugby na França. Após dois anos na segunda divisão francesa desse esporte, os heptacampeões do campeonato francês derrotaram, neste sábado o Biarritz Olímpic por 33 a 14, em partida disputada no estádio Yves-du-Manoir, em Montpeller.

Em 2019, o time norte-catalão foi rebaixado para a segunda divisão após campanha desastrosa, com apenas duas vitórias. Na temporada seguinte, a USAP enfrentou outro obstáculo: a pandemia, que levou à suspensão do torneio pela Federação Francesa de Rugby.

Nesta temporada, a USAP venceu 24 dos 30 jogos da fase regular, e terminou como campeão. Nas eliminatórias finais de ascenso, antes de enfrentar o Biarritz Olímpic, os norte-catalães derrotaram o Oyonnax por 27 a 15.

Vale a pena ler: Hóquei feminino catalão conquista título europeu

Sobre a União Esportiva Arlequins de Perpinyà

A equipe da Catalunha Norte foi fundada no ano de 1902, e ganhou a primeira divisão do rugby francês em sete ocasiões (1914, 1921, 1925, 1938, 1944, 1955 i 2009). Permaneceu na principal divisão francesa de 1911 a 2014, quando foi rebaixada. Em relação às suas participações europeias, a USAP esteve presente em 11 edições da Heineken Cup, a Copa da Europa de Rugby.

Considerada um ícone catalanista, a USAP não possui um hino próprio e oficial. Entretanto, a canção L’Estaca (composta por Lluís Llach, e considerada um símbolo da Catalunha antifranquista) é, normalmente, a escolhida pelos torcedores para apoiar o time nos jogos em seu estádio, o Aimé Giral.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -