Widget Image
01/08/2021

Noite de São João, festa nacional dos Países Catalães

Noite de São João, festa nacional dos Países Catalães

A noite de 23 de junho é de festa nos territórios de língua e cultura catalãs, e é a mais curta do ano. A Noite de São João, festa nacional dos Países Catalães, é a festa do fogo, da chegada do verão, da dança, da magia. Confiram, no Aqui Catalunha, alguns dos principais símbolos do evento festivo.

Vale a pena ler: Gastronomia da Catalunha: conheçam a ‘calçotada’

O que saber sobre a Noite de São João?

A Noite de São João (também conhecida como Véspera de São João) está ligada aos símbolos de ‘purificação’, ‘novo ciclo’, ‘renovação das energias’. Tem a ver, sobretudo, com superstições. Uma delas diz que, para que o novo ciclo seja repleto de sorte, é preciso saltar a fogueira, no mínimo, três vezes. Nessa noite tão especial, as ervas teriam o poder de curar doenças.

Segundo o discurso esotérico, quem pegar essa erva na noite de 23 de junho, e pô-la de cabeça para baixo em uma bolsa vermelha, passará todo o ano livre de dores de cabeça. Essa erva é considerada a erva de São João. Outra forma de limpar o corpo energeticamente, de acordo com o esoterismo, é dar um mergulho no mar à meia-noite, pois o banho nessa hora teria um grande poder purificador.

A coca de São João

A celebração tem como principal comida típica a coca de São João. Trata-se de uma grande massa doce e de forma arredondada, que tem, entre outros ingredientes, frutas cristalizadas, raspas de limão e pinhões. Com elas podem ser servidos vinhos doces ou champanhe. O formato arredondado da coca de São João é uma homenagem ao Sol.

A flama de Canigó

Esta tradicional festa dos Países Catalães não pode ser compreendida sem a flama de Canigó. É a chama com que são acesas a maior parte das fogueiras nos municípios catalães. O fogo tem como origem o Museu de la Casa Pairal, em Perpinyà, na Catalunha Norte. Esse fogo é levado, todo dia 22 de junho, para o topo da montanha Canigó, onde é acesa uma grande fogueira. De lá, centenas de voluntários se encarregam de levar a chama, e acender as fogueiras para a Noite de São João. De acordo com o site festes.org, chegam a ser acesas até 30 mil fogueiras com a flama.

Acompanhem, no vídeo abaixo, o percurso da flama de Canigó em 2015 (créditos de filmagem: Òmnium Cultural).

Publicação relacionada: Uma das livrarias mais antigas da Catalunha. Sabem qual é?

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Produtos da CatalunhaLivros, jogos, roupas e acessórios

Suas compras permitirão que o Aqui Catalunha receba pequenas comissões, fundamentais para o nosso crescimento.