Crônica de uma viagem musical à época de Ramon Llull

Mais publicações

Durante uma hora, os membros e amigos da Associação Cultural Catalonia e do Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência Raimundo Lúlio fizeram uma viagem musical à época de Ramon Llull, símbolo histórico da literatura catalã e uma das principais referências nas letras europeias.

Os espectadores puderam conhecer um atlas catalão da Idade Média, produzido por volta de 1375, e uma pequena biografia do escritor e pensador nascido em Mallorca. A primeira música da noite foi o Canto da Sibila, tradicional nas noites natalinas em Mallorca, e considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, em 2010.

Vale a pena ler: Noite memorável de Sant Jordi na Associação Cultural Catalonia

O historiador Josep Maria Buades, responsável pela apresentação, também comentou temas como o amor cortês, os trovadores occitanos, a mística muçulmana, a trova galega (com destaque para as cantigas de amigo), a filosofia islâmica e a tradição judaica. A lírica dos goliardos, jovens ligados aos centros universitários medievais, e a difusão da arte por meio das viagens de Ramon Llull também foram abordadas.

A apresentação terminou com uma sessão de quinze minutos de perguntas a Josep Maria Buades. O historiador e atual diretor do Escritório Exterior de Comércio e Investimentos da Catalunha aproveitou a ocasião para recomendar seu livro ‘Doutor Iluminado: guia introdutório à vida e obra de Ramon Llull‘, que pode ser adquirido neste endereço.

Após mais uma noite de alto nível, a Associação Cultural Catalonia prepara a próxima conferência virtual. Certamente, será mais uma oportunidade imperdível para nos aprofundarmos na história, cultura e língua catalãs.

Vale a pena ler: 5 curiosidades sobre a Virgem de Montserrat, padroeira da Catalunha

 

[wpedon id=”1195″ align=”center”]

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -