Widget Image
19/09/2021

Como os três grandes clubes da Catalunha reagiram à sentença contra os líderes independentistas catalães?

Como os três grandes clubes da Catalunha reagiram à sentença contra os líderes independentistas catalães?

A sentença contra os líderes independentistas catalães, em outubro de 2019, gerou reações em grande parte do mundo. Ainda há muito para apresentar aos nossos leitores, porém, o Aqui Catalunha está fazendo um esforço para recuperar e trazer, agora, o que não foi apresentado à época. Começamos essa recuperação com os comunicados dos três grandes clubes da Catalunha sobre a sentença. Reagiram da mesma maneira? Como Espanyol, Barcelona e Girona se posicionaram?

Vale a pena ler: 100 anos de prisão para líderes independentistas da Catalunha

Espanyol: reitera seu respeito às decisões judiciais

Grande rival do Barcelona na Catalunha, o Espanyol publicou uma nota de “respeito às decisões judiciais” e com um apelo a “uma solução ao conflito político que respeite a legalidade”:

“O Clube é uma entidade puramente esportiva e, como tal, não representa os sentimentos, nem os posicionamentos pessoais e individuais de todos os seus sócios, como não podia ser de outra forma. À parte dessa circunstância, reiteramos nosso respeito às decisões judiciais, assim como lamentamos o sofrimento que, infelizmente, determinadas situações processais possam gerar em pessoas individuais, suas famílias ou sentimentos coletivos.

Encorajamos todos os poderes públicos a buscar soluções políticas e democráticas para essa crise social, pela via do diálogo e dentro do marco legal e do mais estrito respeito à legalidade“.

FC Barcelona: “A prisão não é a solução”

O clube azul-grená, conhecido por ter como lema “Mais que um clube”, mostra seu desacordo em relação ao desenlace do julgamento: “A prisão não é a solução”:

O FC Barcelona, ​​como uma das entidades de referência na Catalunha, e de acordo com a sua trajetória histórica, a partir da defesa da liberdade de expressão e do direito de decidir, hoje, após a sentença condenatória ditada pelo Tribunal Supremo em relação ao processo aberto contra os líderes cívicos e políticos catalães, afirma que:

Assim como a prisão preventiva não ajudou a resolver o conflito, tampouco ajudará a prisão ditada hoje, porque a prisão não é a solução. A solução do conflito na Catalunha passa, exclusivamente, pelo diálogo político. É por isso que, agora mais do que nunca, o Clube apela a todos os líderes políticos para que conduzam um processo de diálogo e negociação para resolver este conflito, que deve permitir, também, a libertação de líderes cívicos e políticos condenados. O FC Barcelona também expressa todo o seu apoio e solidariedade às famílias das pessoas privadas de liberdade“.

Vale a pena ler: Por que Josep Lluís Núñez foi tão importante para o FC Barcelona? O último adeus ao presidente

Girona: defensor da liberdade de expressão e do direito a decidir

O Girona, por sua vez, reiterou ser um “defensor da liberdade de expressão e do direito a decidir“, em uma mensagem semelhante à publicada pelo FC Barcelona:

Conhecida oficialmente a resolução emitida pelo Supremo Tribunal no processo contra os políticos e dirigentes sociais catalães, o Girona FC faz as seguintes considerações:

O Clube, que sempre se pronunciou a favor da liberdade de expressão e do direito de decidir, expressa sua rejeição à decisão. Considera que a judicialização do conflito não resolverá a situação, que exige uma solução política. O Girona FC aposta na abertura de um processo de diálogo e negociação entre todas as partes, sem limites nem condições.

Este processo, que deveria ser liderado pelas instituições do país, deve incluir, também, a libertação de dirigentes cívicos e políticos condenados, injustamente encarcerados há dois anos. O Girona FC estender a sua solidariedade às famílias dos líderes afetados – Oriol Junqueras, Raül Romeva, Josep Rull, Jordi Turull, Joaquim Forn, Dolors Bassa, Carme Forcadell, Jordi Cuixart e Jordi Sànchez – que já sofreram durante dois anos a sua ausência“.Reação em outros clubes da Catalunha

Além de Espanyol, Barcelona e Girona, outros clubes da Catalunha, bem como esportistas, se manifestaram em relação à sentença contra os líderes políticos e civis catalães. O Gimnàstic de Tarragona comunicou:

A entidade grená é um clube esportivo que une todos os seus membros e adeptos pelo seu sentimento a um escudo que representa os valores do esporte e da prática dele, independentemente da sua ideologia. A resolução do conflito que acontece em nosso território passa, exclusivamente, pelo diálogo político. Fazemos um apelo a todos os líderes políticos para liderar um processo de diálogo e negociação para resolver este conflito o mais rápido possível. O Gimnàstic de Tarragona expressa o máximo apoio e solidariedade às famílias daqueles que estão privados de sua liberdade“.

O Lleida Esportiu, por sua vez, publicou uma imagem com a mensagem de apoio a libertação dos líderes independentistas.

O Club Esportiu Europa mostrou contundência em seu rechaço à decisão do Tribunal Supremo espanhol:

O Club Esportiu Europa, com base na sentença n.º 459/2019 hoje publicada pelo Tribunal Supremo, expressa o seu total repúdio à condenação dos dirigentes políticos e cívicos julgados. Os feitos julgados devem ser resolvidos exclusivamente no campo da política, da democracia e do empoderamento dos cidadãos pelo voto.

Como entidade histórica com uma clara vocação para a luta pela democracia, o Club Esportiu Europa apela a todos os responsáveis ​​com poder de decisão para que encontrem uma solução negociada para um conflito de natureza estritamente política. Foi demonstrado que o uso da repressão e da força judicial não abre nenhum caminho para a solução. O Club Esportiu Europa também mostra o seu apoio e carinho às famílias e amigos íntimos daqueles que, hoje, foram injustamente condenados.

Reafirmamos o nosso compromisso com os valores da liberdade de expressão, da liberdade de manifestação, da liberdade ideológica e da aplicação estrita do voto democrático do povo como solução para os problemas políticos“.

O AEC Manlleu também mostrou o seu “apoio e solidariedade aos líderes independentistas e suas famílias”, além de mostrar seu “rechaço à falta de diálogo e democracia”. Assim como a Federação Catalã de Futebol, o clube suspendeu todas as suas atividades do dia 14 de outubro de 2019.

O Peralada, por sua vez, considerou que a sentença foi “injusta, e agrava o conflito político existente“.

A UE Olot também publicou um comunicado sobre a sentença:

De acordo com o seu posicionamento social, de vínculo com o território e seu povo, a Unió Esportiva Olot se manifesta ao lado da liberdade e da democracia, e expressa sua incompreensão e tristeza pela decisão do Tribunal Supremo contra os políticos e dirigentes sociais catalães.

Consideramos que a prisão preventiva e a condenação não ajudam a resolver o conflito, pois consideramos que esta resolução passa, exclusivamente, pelo diálogo político. Por isso, apelamos a todos os líderes políticos para que conduzam um processo de diálogo e negociação que ajude a resolver o conflito, e permita a libertação dos líderes sociais e políticos presos.

A UE Olot estará sempre ao lado da democracia, do país e de seu povo e, por isso, mostramos nossa solidariedade e carinho às pessoas privadas de liberdade e às suas famílias“.

Vale a pena ler: UE Olot, o clube unicamente com jogadores formados na Catalunha

Em 2020, a UE Olot também mostrou sua solidariedade ao então presidente da Catalunha, Quim Torra, inabilitado pelo Tribunal Supremo espanhol: “A Unió Esportiva Olot lamenta profundamente a sentença de inabilitação do Excelentíssimo Presidente da Generalitat de Catalunya Quim Torra pelo Tribunal Supremo. Nosso clube sempre defende a liberdade de expressão e os princípios democráticos, por isso exigimos resoluções políticas e não jurídicas, e exigimos respeito pelas instituições e autoridades do nosso país“.



Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!