Finalmente, podemos afirmar com total certeza: Xavi Hernández é o novo treinador do FC Barcelona. Nessa sexta-feira, dezenas de portais de notícias haviam anunciado a volta de Xavi à Catalunha, embora não houvesse uma confirmação no site do clube, feita nessa madrugada. Xavi volta ao Barça depois de 6 anos no Al-Sadd, do Catar, onde encerrou sua carreira como jogador e estreou como treinador.
O retorno do lendário meio-campista catalão a Barcelona acontece em um momento difícill para o time masculino e para o clube. Entretanto, a vitória contra o Dínamo de Kiev, nessa semana, manteve a equipe viva na Liga dos Campeões da Europa. Além disso, ainda há uma longa temporada pela frente na Liga espanhola.
Vale a pena ler: FC Barcelona vence Dínamo de Kiev, e se mantém vivo na Liga dos Campeões da Europa (0-1)
Negociações difíceis no Catar
A princípio, havia apenas duas opções que possibilitavam a volta de Xavi Hernández ao FC Barcelona: por meio de uma liberação sem custo para o clube azul-grená, ou por meio do pagamento de 5 milhões de euros pela rescisão do contrato do treinador com o Al-Sadd. Entretanto, o clube catalão não estava disposto a pagar essa cláusula, devido ao Fair Play financeiro. Por outro lado, o clube árabe se mantinha firme em sua decisão de liberar Xavi Hernández apenas se houvesse o pagamento da cláusula.
A solução, de acordo com os meios de comunicação esportivos próximos ao FC Barcelona, foi um pagamento dividido entre o clube e o treinador: 2,5 milhões de euros pagos por cada uma das partes. Em outras palavras, Xavi Hernández paga para realizar o seu sonho. Durante as negociações, difíceis em todo momento para o Barça, Xavi negociou ativamente com os dirigentes do Al-Sadd, a fim de convencê-los a facilitar um acordo com o Barcelona.
Chegada e apresentação de Xavi
Xavi Hernández saiu de Doha na manhã deste sábado (horário catalão), e chegará em Barcelona ao meio-dia. Em entrevista momentos antes de sua viagem, o treinador, cujo contrato com o FC Barcelona durará até junho de 2024, disse que “precisa falar com os jogadores, para saber como estão”.
Em um vídeo divulgado pelo clube nas redes sociais, Xavi disse: “Não era um adeus, mas sim um ‘até logo’. O Camp Nou sempre foi a minha casa. Somos o melhor clube do mundo, não importa o que digam. Vocês são minha torcida, minha gente, o clube que mais amo. Agora, volto para casa. Nos vemos logo, culers. Força, Barça.”
És hora de tornar a casa. Bentornat, Xavi! pic.twitter.com/L4P6V87tah
— FC Barcelona (@FCBarcelona_cat) November 6, 2021
De acordo com as informações divulgadas, Xavi Hernández será oficialmente apresentado como novo treinador do FC Barcelona nesta segunda-feira, 8 de novembro.