Widget Image
20/09/2021

Versões sobre a fundação da cidade de Girona

Versões sobre a fundação da cidade de Girona

Localizada no nordeste da Catalunha, a cidade de Girona tem, segundo as mais recentes estatísticas de Idescat, 101.852 cidadãos (dados de 2019). Girona é o berço do 130º da Generalitat de Catalunya, Carles Puigdemont, e já contou com sua principal equipe, o Girona FC. Entretanto, Girona é muito mais do que isso. A história gironina é extensa, e como Barcelona e outras regiões da Catalunha, possui diferentes relatos que tentam explicar sua fundação.

Publicação relacionada: Amer, o berço de Carles Puigdemont

Fundação de Girona: por um monstro de três cabeças ou pelos celtas?

Segundo publicações sobre a origem lendária de Girona, a cidade foi fundada por Gerió (Gerião, em português), um monstro gigantesco com três cabeças. Esse monstro, que vivia em uma ilha do Mediterrâneo, desejava aumentar sua posse territorial, e fundou, ao norte da Península Ibérica, a cidade de Geriona.

O personagem é conhecido, nos relatos mitológicos, por sua batalha contra Hércules. O herói grego havia recebido 12 tarefas (trabalhos) de Eristeu, rei de Micenas (Grécia). Uma das tarefas era roubar os bois de Gerião, tarefa essa realizada com êxito.

Outra versão sobre a origem de Girona está ligada aos celtas, que teriam chegado à região em 930 A.C. Os defensores dessa teoria afirmam que o nome Girona é formado pelas palavras celtas Ger (próximo de) e ond (confluência). Em outras palavras, Girona significaria “próximo da confluência”: próximo à região, há dois rios que se unem, o Ter e o Onyar.

Gerió nas festas de Sant Narcís

O dia 29 de outubro é dedicado a Sant Narcís, padroeiro da cidade de Girona. As Fires de Sant Narcís são uma ótima oportunidade para conhecermos alguns símbolos da cultura popular de Girona, como os correfocs, os castellers, e a reunião de gigantes. Entre esses gigantes está Gerió, com suas três cabeças e seis braços.

Ele tem 4,43m de altura, e 138 kg, sendo o maior e o mais pesado gigante das festas populares de toda a Catalunha. O gigante Gerió faz parte do grupo de desfiles Fal·lera Gironina, que surgiu em 1997, e é um dos principais emblemas das Fires de Sant Narcí, que acontecem entre o fim de semana anterior e posterior ao 29 de outubro.

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Compartilhar

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!