Widget Image
21/09/2021

Delegações do governo se preparam para a Diada Nacional de Catalunya

Delegações do governo se preparam para a Diada Nacional de Catalunya

As delegações do governo catalão no exterior se preparam para a Diada Nacional de Catalunya. Neste ano, marcado pela pandemia, a maioria dos eventos que celebram o dia 11 de setembro acontece de maneira virtual.

A Diada Nacional de Catalunya na América Latina

Na América Latina, as delegações do governo da Catalunha no México e na Argentina farão uma apresentação institucional conjunta, que poderá ser acompanhada nos respectivos territórios de influência: México, América Central e Caribe (10h), Equador e Colômbia (10h), Argentina, Brasil e Bolívia (12h), e Catalunha (17h).

De acordo com a descrição do evento, apresentada pela nota de imprensa original, esse evento institucional “é uma homenagem aos catalães no exterior e à sua trajetória de décadas explicando a Catalunha ao mundo“. O encontro também servirá para “reforçar a ideia da paz e da tradição histórica da Catalunha em sua defesa dos direitos humanos, do pacifismo e da democracia“. Finalmente, também será dedicado “a todas as pessoas que emigraram e se exilaram ao longo da história”.

Notícia relacionada: Màrius Vendrell: “Os centros catalães no exterior estão abandonados, mas ainda vivos”

O evento virtual contará com a presença de Bernat Solé (conselheiro do Departamento de Relações Exteriores do governo catalão), que fará um discurso institucional, e representantes das comunidades catalãs na América Latina. Durante a apresentação, também haverá interpretações de violoncelo.

Diada Nacional de Catalunya em Portugal

Em Portugal, a celebração do Dia Nacional da Catalunha acontecerá no Palácio da Cruz Vermelha (em Lisboa), e será organizada pela delegação do governo catalão no país, em conjunto com o Casal Català de Lisboa.

Além da intervenção de Bernat Solé, o evento contará com a participação de Rui Reis (representante do governo da Catalunha em Portugal), Víctor Rovira (presidente do Casal Català de Lisboa), e de representantes de entidades de cooperação social.

O evento também contará com leituras de poemas de autores catalães e portugueses, e será encerrado com uma apresentação musical do cantor catalão Jaume Pradas.

Diada Nacional de Catalunya no Brasil

Devido à impossibilidade da realização de um evento comemorativo presencial, a Associação Cultural Catalonia organizará um encontro virtual no dia 11 de setembro. Segundo o presidente da entidade, Màrius Vendrell, o encontro será um bate-papo sobre a importância dessa data.

Recentemente, a Associação Cultural Catalonia organizou a primeira palestra virtual de sua história. O evento foi o primeiro do Ciclo de Conferências Virtuais, um dos marcos comemorativos pelos 30 anos de existência da entidade em São Paulo. O tema da primeira conferência foi “O catalão como língua minoritária na Europa“, e foi considerada um sucesso pelos participantes.

No dia 10 de setembro, a entidade organizará, em conjunto com o Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência Raimundo Lúlio, a palestra As quatro joias literárias catalãs do século XX.

A inscrição para esses dois encontros, gratuitos, é simples. Basta enviar uma solicitação para e-mail info@catalonia.com.br, e aguardar a confirmação. Confiram o calendário:

  • palestra ‘As quatro joias literárias catalãs do século XX‘: 10 de setembro, às 18h30 (horário brasileiro), via ZOOM
  • conversa sobre a Diada Nacional de Catalunya: 11 de setembro, às 19h (horário brasileiro), via ZOOM
  • palestra ‘Mais que um clube: o FC Barcelona na história recente da Catalunha‘: 25 de setembro, às 19h30 (horário brasileiro), via ZOOM

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Compartilhar

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!