Widget Image
01/08/2021

700 anos de comemorações de Corpus Christi na Catalunha

700 anos de comemorações de Corpus Christi na Catalunha

Os 700 anos de comemorações de Corpus Christi na Catalunha oferecem mais uma oportunidade de vermos suas principais atividades, tradições e símbolos, apesar das limitações impostas pelo contexto sanitário. Para os leitores que quiserem saber mais sobre a programação deste ano, mais especificamente das celebrações na capital catalã, disponibilizamos, neste endereço, o cronograma de eventos preparado pela Prefeitura de Barcelona. Neste ano, e pela primeira vez, todos os dez distritos da capital catalã terão uma programação de Corpus Christi.

Nesta publicação, o Aqui Catalunha apresenta os principais símbolos e tradições mais destacadas das celebrações de Corpus Christi nas comarcas catalãs.

Vale a pena ler: 5 curiosidades sobre a Virgem de Montserrat, padroeira da Catalunha

O que saber sobre o Corpus Christi na Catalunha?

As celebrações de Corpus Christi na Catalunha têm seus primeiros registros no século XIV, mais precisamente no ano de 1320, em Barcelona. Tão antigas quanto os eventos festivos de Corpus Christi em Barcelona são as comemorações em Manresa (1322), Vic (1330), Tortosa (1330), Solsona (1331) e Bagà (1333).

Entre os principais elementos que caracterizam o Corpus Christi na Catalunha estão:

  • o ovo que baila;
  • as procissões e desfiles de gigantes;
  • os tapetes de flores.

O ovo que baila rodeado por flores

Essa é, provavelmente, uma das tradições mais conhecidas do Corpus Christi catalão. De fato, a Catalunha é o único lugar no mundo em que um ovo baila durante o Corpus Christi. A tradição data do ano de 1637, e é vista nas fontes de claustros, jardins e pátios. Assim, põe-se um ovo vazio sobre os jatos de água da fonte, para que se mova conforme o movimento da água, e não caia. O buraco pelo qual o ovo foi esvaziado é tapado por um ponto de cera.

Não há uma explicação clara sobre a origem dessa tradição, tampouco sobre o seu significado. De acordo com algumas teorias, o ovo que baila representaria a vida e seu ciclo, seu tempo e movimentos constantes.

 

As procissões

As procissões de Corpus Christi, especialmente as de Barcelona, representam a tradição mais antiga das celebrações, datada do ano de 1320. Elas são consideradas patrimônio cultural imaterial da cidade, e são um elemento fundamental do imaginário comemorativo catalão. Por muitos séculos, o Corpus Christi, por meio dos desfiles, foi considerado o principal evento festivo da cidade. Além disso, é considerado o precursor de muitas festas populares e desfiles de personagens que compõem o folclore catalão, como os gigantes, os cabeçudos e seres animalescos.

Essas procissões acontecem no domingo seguinte ao Corpus Christi. Neste ano, mais especificamente em Barcelona, elas acontecerão na Avenida da Catedral.

 

Os tapetes de flores

Diferentemente dos tapetes que adornam as ruas no Corpus Christi brasileiro, por exemplo, os tapetes do Corpus Christi catalão são tradicionalmente feitos de pétalas de flores, flores inteiras e ervas. Recentemente, porém, os tapetes na Catalunha têm adotado alguns itens que caracterizam as confecções brasileiras: serragem e pó de café.

Se o ovo dançante e as procissões são os elementos mais chamativos de Barcelona, os tapetes floridos são a grande marca do município de Sitges. Para este ano, haverá mais tapetes, mas não haverá procissão. Haverá, porém, uma exibição de gigantes e animais do folclore catalão, como o dragão e a águia. Essa exibição poderá ser acompanhada pela página da Prefeitura de Sitges no Facebook.

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Etiquetas

Compartilhar

Produtos da CatalunhaLivros, jogos, roupas e acessórios

Suas compras permitirão que o Aqui Catalunha receba pequenas comissões, fundamentais para o nosso crescimento.