Sant Jordi: publicado texto da declaração de independência da Catalunha

Para comemorar Sant Jordi, o Conselho pela República Catalã publicou, na íntegra, o texto da declaração de independência da Catalunha, aprovado pelo Parlamento catalão em 27 de outubro de 2017. Confira, a seguir, o comunicado da entidade enviado aos meios de comunicação.

Vale a pena ler: Aniversário de 4 anos do anúncio oficial do referendo de autodeterminação

Mensagem sobre a declaração de independência da Catalunha em diferentes idiomas

“O Conselho pela República Catalã, apesar da constante repressão do Estado espanhol contra o independentismo, quer celebrar o Dia de Sant Jordi, mesclando simbolismo e diplomacia internacional.

Conforme explicado no Plano de Governo do Conselho, uma das ações previstas da instituição no exílio, concretamente no Projeto 17, é a de criar uma marca de publicações própria, que tem o objetivo de gerar conteúdos em diversas línguas relacionados  com o processo de autodeterminação da Catalunha.

Coincidindo com o Dia de Sant Jord, celebrada no conjunto dos Países Catalães, o Conselho decidiu publicar o texto que o Parlamento da Catalunha, como representante da soberania popular catalã, emitiu no dia 27 de outubro de 2017: a Declaração de Independência.

O texto íntegro está disponibilizado no site do Conselho, e está aberto público e traduzido para várias línguas. A intenção é ampliar o número de versões traduzidas durante os próximos dias.

O fato de apresentá-lo em diferentes línguas, algumas delas de nações sem Estado, tem o objetivo adicional de que a  Declaração de Independência de 27 de outubro de 2017 se torne, também, uma ferramenta diplomática para nos explicar ao mundo.”

Página no site com as publicações do Conselho pela República: https://consellrepublica.cat/publicacions/

Tradução para a língua portuguesa

Entre as versões traduzidas do texto de Declaração de Independência da Catalunha, está a de língua portuguesa. O documento foi traduzido pela ANC Portugal. Leia, a seguir, a versão em português da declaração.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha