A celebração do Dia de Sant Jordi em Lisboa homenageia a figura de José Saramago

O evento insere-se nas Comemorações do Centenário de José Saramago (1922-2022), o Prémio Nobel da Literatura português.

José Saramago será o protagonista da celebração do dia de Sant Jordi na capital portuguesa. Para a organização do evento, a Delegação do Governo da Catalunha em Portugal associou-se à Rede de Bibliotecas de Lisboa, às Bibliotecas de Barcelona, à Fundação José Saramago e à Cátedra do escritor na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). “Esta sinergia na organização, acrescentada ao facto de a celebração ficar enquadrada na comemoração do Centenário de José Saramago dá ao evento uma forte relevância ao nível nacional português e faz da celebração do Sant Jordi em Lisboa a mais importante realizada fora da Catalunha”, sublinha Rui Reis, Delegado do Governo da Catalunha em Portugal.

Vale a pena ler: Associação Cultural Catalonia prepara comemoração presencial do Dia de Sant Jordi

O evento realiza-se na Biblioteca Palácio Galveias, no próximo dia 23 de abril, à tarde. A vida e a obra de José Saramago são o tema da conversa entre o jornalista e escritor Francesc Escribano e o escritor Miguel Real. A moderação está a cargo da crítica literária e colaboradora do Público, Isabel Lucas. No âmbito do evento também será projetado um excerto do Pregão da Leitura de Sant Jordi que José Saramago declamou em 2004 em Barcelona. A atriz Lavínia Moreira dramatiza a lenda de Sant Jordi, acompanhada à guitarra portuguesa por Tiago da Neta. 

O Dia de Sant Jordi é uma data imprescindível no calendário cultural na Catalunha. Coincide com o Dia Mundial do Livro, a 23 de abril, e é uma tradição muito enraizada na sociedade catalã. Seguindo a tradição da lenda, só nesse dia vendem-se mais de 1,5 milhões de livros e mais de 6 milhões de rosas. Para além da importância no calendário cultural, o dia de Sant Jordi também é considerado por muitos o “Dia dos Namorados” na Catalunha.

A Delegação do Governo da Catalunha em Portugal exerce a representação, defesa e promoção dos interesses gerais da Catalunha e dá apoio às entidades, empresas e cidadãos catalães em Portugal. A Delegação promove e coordena as relações bilaterais com as autoridades da República Portuguesa, assim como com outros governos descentralizados, no âmbito das competências do Governo da Catalunha com o objetivo de defender os interesses da Catalunha e favorecer a internacionalização da sua economia, cultura e conhecimento. Foi criada a 16 de junho de 2015.

Lisboa, 19 de abril de 2022 | Nota de imprensa gentilmente repassada pela Delegação do Governo da Catalunha em Portugal ao portal de notícias Aqui Catalunha.

 

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha