Após a confirmação da vitória de Luiz Inácio ‘Lula’ da Silva nas eleições deste domingo, representantes da Catalunha parabenizaram o novo presidente do Brasil. O primeiro deles foi Pere Aragonès. O presidente catalão iniciou sua mensagem, no Twitter, com um “Parabéns, presidente Lula”, e “celebrou” o fato de os brasileiros “terem optado por abrir uma nova era de progresso e liberdade”.
Vale a pena ler: Pere Aragonès: “Catalunha tem um compromisso evidente com a Europa”
Catalunha, um “aliado” do Brasil
Em sua mensagem de felicitação ao vencedor das eleições presidenciais, Aragonès afirmou que o Brasil poderá ter a Catalunha como um “aliado” em relação ao “compromisso com a democracia, no combate contra a extrema-direita, pela coesão social e igualdade de oportunidades”.
Meritxell Serret: “Magnífica vitória!”
A nova conselheira de Ação Exterior e União Europeia do governo da Catalunha, Meritxell Serret, também foi efusiva em seu reconhecimento à vitória de Lula contra Bolsonaro. De acordo com Serret, em sua mensagem dirigida ao novo presidente, foi uma “magnífica vitória nas eleições”.
A conselheira aproveitou a ocasião para “cumprimentar o povo brasileiro”, que abre, segundo ela, “uma nova etapa de progresso, liberdade e justiça social”.
Meritxell Serrat encerrou sua mensagem com um “Contra a extrema-direita, nem um passo atrás!“.