Pandemia eleva taxa de desemprego na Catalunha a patamar recorde

Mais publicações

Dados publicados na manhã desta terça-feira mostram como a pandemia elevou a taxa de desemprego na Catalunha a um patamar preocupante. Conforme publica o portal Via Empresa, a Catalunha fechou o ano de 2020 com 497.611 cidadãos desempregados, um número 28,2% superior ao registrado em dezembro de 2019. Precisamente, 109.487 desempregados a mais.

Apesar do período natalino, o dezembro catalão registrou um aumento de 12.863 pessoas sem emprego, 2,6% a mais em relação a novembro. Em relação ao conjunto dos Países Catalães, o desemprego aumentou 37,99% nas Ilhas Baleares (23.218 desempregados a mais em relação a dezembro do ano anterior), e 22,41% no País Valenciano (80.137 a mais que no mesmo período de 2019).

Governo destinará 35 milhões de euros aos setores mais afetados

Pere Aragonès, atual Presidente interino da Catalunha e candidato à Presidência nas eleições de 14 de fevereiro, disse que “é preciso ficar em casa para frear os contágios”. Em um vídeo publicado no Twitter, o candidato do partido ERC afirmou que “são decisões que têm por objetivo principal proteger os hospitais, e evitar que haja uma saturação nos leitos hospitalares”.

Aragonès também informou que o novo confinamento começará no dia 7 de janeiro e terminará no dia 17 deste mês. Além disso, mencionou a ajuda de 35 milhões de euros aos setores mais afetados pela pandemia, como o esportivo, o educativo, o comercial e o de entretenimento. “Queremos estar ao lado que terão que fazer um sacrifício”, afirmou o republicano.

Vale a pena ler: Proposta de Pere Aragonès para formação de governo é criticada

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -