Hino da Catalunha voltará a soar no estádio do FC Barcelona

A volta do hino da Catalunha ao estádio coincidirá com a visita do atual presidente catalão, Pere Aragonès.

Mais publicações

Depois de seis anos, o hino da Catalunha voltará a soar no estádio do FC Barcelona. A decisão foi anunciada pelo presidente do clube, Joan Laporta. A volta do hino catalão ao Camp Nou coincidirá com a visita do presidente da Catalunha, Pere Aragonès, e o confronto pela Liga espanhola contra o Real Madrid.

Atualmente, o time masculino azul-grená passa por dificuldades nos dois principais torneios que disputa nesta temporada. Nessa quarta-feira, a equipe de Ronald Koeman venceu o Dínamo de Kiev por 1 a 0. A vitória mantém o time com chances de passar para a próxima fase da Liga dos Campeões da Europa, mas ainda deverá jogar dois jogos fora de casa, sendo um deles na Alemanha, contra o Bayern de Munique.

Vale a pena ler: Barcelona masculino sofre segunda goleada consecutiva na Liga dos Campeões

Para Joan Laporta, o clube deve “manter suas origens”

Em entrevista concedida ao portal de notícias El Nacional, Joan Laporta defendeu que o clube “mantivesse suas origens”. Na entrevista, o presidente do FC Barcelona comentou que, se fosse o presidente do clube na época da realização do referendo de determinação, “não teria permitido que os jogadores entrassem em campo”. Vale a pena lembrar que o referendo aconteceu em 1º de outubro de 2017, e foi marcado, sobretudo, pela violência da polícia espanhola contra os eleitores, independentemente de suas escolhas sobre o futuro político da Catalunha. Entretanto, a decisão de jogar a partida contra o Las Palmas foi tomada pelos jogadores, com o aval de Josep Maria Bartomeu, antecessor de Joan Laporta. Caso a equipe não tivesse entrado em campo, teria perdido pontos.

A opinião do atual presidente do clube é uma das muitas críticas a Bartomeu, a quem acusa de deixar o clube em situação “extremamente delicada”. O ex-presidente, em 2015, retirou o hino catalão do estádio pois, segundo ele, “uma parte da torcida começava a vaiar”.

Vale a pena ler: A crise financeira do FC Barcelona em números: dívida de mais de 1 bilhão de euros

Joan Laporta, que sempre mostrou sua visão política em relação à Catalunha, afirmou e continua a afirmar que “o FC Barcelona deve bater ao mesmo ritmo da Catalunha”, e que a instituição, apesar de ter se tornado “global”, com torcedores em todo o planeta, “deve manter suas origens, sua catalanidade”. Para o presidente, a “grandeza” do clube é justificada por “defender a língua e cultura catalãs“. Assim, a volta do hino da Catalunha (Els Segadors) ao Camp Nou é considerada pelo presidente uma “defesa do compromisso do clube com as questões sociais catalãs”.

Vale a pena ler: Lançada campanha para combater a discriminação contra a língua catalã nas universidades

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -