Governo da Catalunha aprova abertura de delegação em Brasília

A delegação do governo da Catalunha no Brasil terá o papel de promover a representação institucional do governo catalão no país.

Tal como o Aqui Catalunha anunciou em primeira mão em língua portuguesa, o governo da Catalunha aprovou, nesta semana, a abertura de uma delegação em Brasília em 2022. Na notícia, publicada no dia 7 de março, anunciamos que o governo catalão também abriria delegações, ao longo deste ano, em mais cinco países: Japão, Coreia do Sul, Senegal, África do Sul e Andorra.

Vale a pena ler: Governo da Catalunha abrirá uma delegação no Brasil em 2022

Aposta do governo da Catalunha no Brasil e América Latina

Em nota publicada no dia 2 de agosto, o departamento de ação exterior da Generalitat de Catalunya explicou que, graças a uma modificação no decreto 95/2022, de 10 de maio, que regulamenta a rede de delegações catalãs no exterior, foi oficializada a criação de uma delegação do governo da Catalunha no Brasil, mais especificamente em Brasília.

Basicamente, a delegação catalã na capital brasileira terá o papel de promover a representação institucional do governo catalão no Brasil. O país é visto como “o motor econômico da América do Sul”. Além disso, a escolha do Brasil, entre outros países, se baseou, especialmente, nas relações histórico-culturais e econômicas com a Catalunha.

Na América Latina, o governo da Catalunha tem presença física nas capitais da Argentina (delegação do governo da Catalunha no Cone Sul, com cobertura institucional, também, no Paraguai, Uruguai e Chile) e do México. Na América do Norte, o governo catalão tem presença física nos Estados Unidos (escritórios em Washington e Nova Iorque), e cobertura institucional no Canadá.

Com a abertura das novas delegações em 2022, a Catalunha passará a ter 20 representações governamentais ao redor do mundo.

Delegações da Catalunha em territórios que falam português

A presença exterior do governo da Catalunha aumentará sua influência em territórios falantes de português. Nesse sentido, haverá, no continente africano, uma representação institucional catalã na África do Sul, com cobertura em Angola e Moçambique, dois países lusófonos.

Na Europa, Portugal é o território lusófono onde o governo catalão tem presença institucional. Em 3 de março de 2020, tal como publicado no Aqui Catalunha, o então presidente da Catalunha, Quim Torra, e o então conselheiro de Relações Exteriores, Alfred Bosch, anunciaram a inauguração da delegação do governo da Catalunha em Portugal, com sede em Lisboa.

Desde a abertura da delegação catalã em Portugal, o portal de notícias Aqui Catalunha recebe, de forma periódica e gentil, notas de imprensa sobre eventos organizados pela delegação no país. Confira a lista delas neste endereço.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha