Inaugurada sede do governo da Catalunha em Portugal

Mais publicações

| Nota de imprensa gentilmente fornecida pela delegação do Governo da Generalitat de Catalunya em Portugal ao Aqui Catalunha.

O presidente da Generalitat da Catalunha, Quim Torra, e o conseller da Ação Externa Alfred Bosch, junto com o delegado em Portugal, Rui Reis, inauguraram hoje a nova sede do governo catalão em Lisboa. Também assistiu a secretária da Ação Externa e da União Europeia, Mireia Borrell Porta.

Alfred Bosch e Quim Torra ao lado de Rui Reis, representante do governo da Catalunha em Portugal
Alfred Bosch e Quim Torra ao lado de Rui Reis, representante do governo da Catalunha em Portugal

O presidente Quim Torra afirmou que a reabertura da Delegação do Governo da Catalunha em Portugal “afiança a nossa vocação internacional com um apelo claro: a Catalunha quer estar presente no mundo e continuará a se posicionar como país aberto e europeu que mantém relações de colaboração e confiança com os outros países”.

O conseller Alfred Bosch cumprimentou a abertura da nova sede que, em palavras do próprio, “nunca devia ter sido fechada”. Bosch sublinhou que “Portugal é para nós muito importante pelas ligações culturais, económicas, históricas e institucionais, que têm existido sempre”.  

Neste mesmo sentido, o delegado Rui Reis, sublinhou a necessidade de uma ponte entre as duas nações e afirmou “a importância da Catalunha e Portugal enquanto atores fundamentais para a construção do espaço europeu de paz, estabilidade, segurança e prosperidade econômica partilhada, que respeite plenamente os princípios democráticos, os direitos humanos e as liberdades fundamentais”.

As funções da Delegação são representar, defender e promover os interesses gerais da Catalunha em Portugal e dar apoio às entidades, empresas e cidadãos catalães que se encontram no país.

A inauguração da nova sede fortalece o plano de reativação e abertura das delegações no exterior. O governo catalão reabriu a delegação em Lisboa em abril do ano passado, depois de ter sido fechada pelo executivo espanhol em outubro de 2017 com a aplicação do artigo 155 da Constituição. A sede de Portugal inclui-se na segunda fase de restabelecimento das delegações afetadas pela suspensão da autonomia, juntamente com os Países Bálticos, a Europa Central e os Balcãs. Previamente, em junho de 2018, o Governo reabriu as delegações do Reino Unido e a Irlanda, da Alemanha, de França, da Itália, da Suíça e dos Estados Unidos, fechadas também pelo 155.

No dia 27 de fevereiro, o presidente Quim Torra e o conseller Alfred Bosch inauguraram a exposição da Plataforma per la Llengua “The Catalan Language: 10 million european voices” na Biblioteca Camões. A exposição mostra dados sobre a vitalidade do catalão nos âmbitos cultural, educativo, social, laboral, tecnológico, desportivo e administrativo. Já foi exibida no Parlamento Europeu em 2019 e poder-se-á visitar em Lisboa até dia 6 de março.

Seja assinante do Aqui Catalunha

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -