Victòria Alsina viaja a Lisboa para reforçar os vínculos institucionais entre Catalunha e Portugal

A viagem de Victòria Alsina a Portugal é organizada pela delegação do governo da Catalunha no país

Entre os dias 26 e 28 de junho, a conselheira do departamento de Ação Exterior e Governo Aberto do governo catalão, Victòria Alsina, viajará a Lisboa para reforçar os vínculos institucionais entre Catalunha e Portugal. Na visita ao país, Alsina estará acompanhada pelo secretário de Ação Exterior do Governo, Gerard Figueras, e pelo delegado da Generalitat de Catalunya em Portugal, Rui Reis.

Vale a pena ler: Governo da Catalunha abrirá uma delegação no Brasil em 2022

Reuniões com autoridades portuguesas e grupos parlamentares

Durante a visita, Victòria Alsina se reunirá com autoridades do país para conversar sobre temas ligados a governo aberto, relações europeias e desenvolvimento territorial. O compromisso oficial da representante do governo catalão em Portugal também será marcado pelo encontro entre a conselheira e grupos do Parlamento português.

No dia 27, a conselheira participará da conferência intitulada ‘Desafios da democracia deliberativa e participativa‘, organizada pela delegação da Catalunha em Portugal e pela Fundação Mário Soares e Maria Barroso. Essa Fundação é a principal do país sobre questões democráticas. Entre os objetivos dessa entidade, está o fomento de uma cultura cívica e democrática (inspirada na vida e no legado do ex-presidente português Mário Soares, e nas causas sociais defendidas pela esposa do ex-dirigente político, Maria Barroso).

A conferência também terá a participação de Rui Marques (diretor da Academia de Líderes Ubuntu e presidente do instituto Padre Antônio Vieira) e de Maria Manuel Leitão Marques (eurodeputada socialista e ex-ministra de Presidência e de Modernização Administrativa do governo português entre 2015 e 2019).

A agenda da viagem de Victòria Alsina a Portugal inclui, também, um encontro com a comunidade catalã residente no país. Esse encontro terá a participação da conselheira de Ação Climática, Alimentação e Agenda Rural do governo da Catalunha, Teresa Jordà, que estará no país para participar da Conferência dos Oceanos, organizada pela ONU.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha