Widget Image
21/09/2021

ERC pressiona JxCat para a formação do novo governo

ERC pressiona JxCat para a formação do novo governo

Apesar da clara vitória independentista nas eleições de 14 fevereiro, com mais de 52% dos votos, ainda não há um novo presidente, e ERC pressiona JxCat (Junts per Catalunya) para a formação do novo governo. Nesta segunda-feira, o deputado Sergi Sabrià disse que “é preciso definir a data da sessão de investidura” do novo presidente, que deverá ser, muito provavelmente, Pere Aragonès.

Vale a pena ler: Ciudadanos proporá pactos com Vox, PP e PSC contra o governo catalão

Mais especificamente, Sabrià disse que, “idealmente”, o acordo entre os partidos precisa acontecer entre os dias 23 de abril e 1º de maio: “Não há nenhum obstáculo para o acordo. Não entenderíamos se, nos próximos dias, entre 23 de abril e 1° maio, o acordo com Junts não se materializasse. Sem desculpas nem demoras. Apenas responsabilidade”, pressionou Sabrià.

Marta Vilalta, porta-voz e secretária-geral adjunta de ERC, perguntou “quando Junts per Catalunya deixará de colocar o partido à frente do país para assumir a responsabilidade“. Os membros de ERC acusam JxCat de “criar desculpas”: “Por que estão bloqueando a investidura?”, criticou Vilalta.

Elsa Artadi: “Ainda faltam algumas arestas”

A vice-presidenta e porta-voz de Junts per Catalunya disse que “ainda faltam algumas arestas” para fechar o acordo de governo com ERC. Artadi convidou os membros do partido republicano a “fazerem menos declarações e mais reuniões”, e pediu “prudência e respeito” nas declarações públicas. De acordo com Artadi, as arestas que ainda impedem o fechamento de um acordo afetam “o âmbito de coordenação independentista, temas “programáticos” e temas de configuração do futuro governo:

“Queremos mais detalhes, mais compromisso, saber o que o governo deve fazer em cada um dos âmbitos que são importantes, desde a habitação até a segurança, antes de definir para onde vamos. Pois quando há uma investidura, você dá confiança à pessoa que se candidata e também ao seu plano de governo”, explicou Artadi.

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!