Widget Image
21/09/2021

Bernat Solé, novo conselheiro de Relações Exteriores da Catalunha

Bernat Solé, novo conselheiro de Relações Exteriores da Catalunha

Nesta sexta-feira, o presidente Quim Torra nomeou Bernat Solé como novo conselheiro de Relações Exteriores da Catalunha. Solé, do partido ERC (Esquerra Republicana de Catalunya), substituirá Alfred Bosch, que deixou o cargo após denúncias de assédio sexual feitas contra o ex-chefe de gabinete do departamento. A investidura de Bernat Solé acontece neste sábado, por meio de videoconferência que contará com a presença de Quim Torra e de Meritxell Budó, porta-voz do governo da Generalitat de Catalunya.

Notícia relacionada: Inaugurada sede do governo da Catalunha em Portugal

Perfil do novo conselheiro de Relações Exteriores

Atual deputado e porta-voz adjunto da Esquerra Republicana de Catalunya no Parlamento catalão, Solé também detinha o cargo de prefeito de Agramunt, município situado na comarca de Urgell, província de Lleida.

Nascido no ano de 1975, em Urgell, Bernat Solé tem formação acadêmica em Engenharia Industrial, pela Universitat Politècnica de Catalunya. Trabalhou como engenheiro no setor empresarial, e é professor de tecnologia do Departamento de Educação.

Sua trajetória política teve início em 2006, ao se afiliar à Esquerra Republicana de Catalunya. Antes de ser prefeito de Agramunt por nove anos (desde 2011), Solé foi secretário de comunicação do comitê executivo da comarca de Urgell, e regidor (cargo equivalente a de um vereador) da Prefeitura de Agramunt de 2007 a 2011. Além disso, foi membro da Comissão de Urbanismo da Catalunha.

O novo conselheiro de Relações Exteriores do governo da Catalunha tem vínculos com diversas entidades culturais e esportivas. Ele, por exemplo, é o fundador da Cobla Jovenícola d’Agramunt. Uma cobla é um conjunto musical tipicamente catalão que toca instrumentos de sopro, e tem participações em danças tradicionais da Catalunha, como a sardana.

Para mais informações sobre o novo conselheiro de Relações Exteriores, Bernat Solé, acessem seu perfil no site do Parlament de Catalunya.

Seja assinante do Aqui Catalunha

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Compartilhar

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!