Êxito na primeira palestra virtual da Associação Cultural Catalonia

A primeira palestra virtual da Associação Cultural Catalonia, realizada em conjunto com o Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência Raimundo Lúlio, nessa sexta-feira, correspondeu às expectativas dos organizadores e espectadores. O desafio destes meses de pandemia do coronavírus exigiu mudanças no formato dos eventos sediados na Associação, que completa 30 anos de atividades no Brasil em prol da língua e cultura catalãs.

A palestra teve como tema “O catalão como língua minoritária na Europa“, apresentado pelo professor Felipe Alamino, advogado e doutorando em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo. Ao término do evento, o palestrante disponibilizou a Carta Europeia da Línguas Regionais ou Minoritárias (versão em catalão / versão em português), e o Relatório do Relator Especial sobre questões das minorias, com foco em uma visita à Espanha.

Notícia relacionada: Plataforma per La Llengua denuncia castelhanização da TV catalã

Próximos eventos na Associação Cultural Catalonia

No dia 10 de setembro, um dia antes da Diada Nacional de Catalunya, o professor Josep Blanes Sala fará uma apresentação sobre as “Quatro joias literárias catalãs do século XX“. Josep Blanes possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo, e mestrado e doutorado em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo. Além disso, foi pesquisador vinculado ao projeto temático do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea – CEDEC, e professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal do ABC – UFABC e Coordenador da Cátedra Sérgio Vieira de Mello – ACNUR.

E, para fechar o ciclo de palestras, o historiador Josep Maria Buades apresentará o tema “Mais que um clube: o FC Barcelona na história recente da Catalunha“. O evento contará com Miquel Pardina, presidente da Penya Barcelonista de São Paulo, que participará como debatedor. Essa última palestra está marcada para o dia 25 de setembro.

Inscrições gratuitas

As inscrições para os dois eventos restantes, realizados por meio da plataforma de videoconferência ZOOM, podem ser feitas com o envio de uma solicitação para o e-mail [email protected]. Cada pessoa inscrita receberá uma confirmação da inscrição e, um dia antes de cada palestra, receberá o link de acesso ao evento.

Para o evento “Quatro joias literárias catalãs do século XX“, as inscrições poderão ser feitas até as 23h59 do dia 8 de setembro. Em relação à última palestra, “Mais que um clube: o FC Barcelona na história recente da Catalunha“, as inscrições poderão ser realizadas até as 23h59 do dia 23 de setembro.

Traduções para o catalão, o inglês e o espanhol

Esta notícia foi traduzida, de forma automática, para as línguas catalã, inglesa e espanhola. Aos poucos, a nova equipe de edição e revisão do portal Aqui Catalunha se encarrega de editar e aperfeiçoar as traduções.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha