Nesta terça-feira, começa o Congreso de Governo Digital, o principal fórum de debate na Catalunha relacionado ao âmbito da administração digital. De acordo com os organizadores, o objetivo desta nova edição é “destacar todos os projetos e iniciativas que buscam uma transformação digital das dinâmicas, processos e formas de trabalho das entidades públicas”.
Nesta edição do evento, que acontece nos dias 17 e 18 de setembro, os sete eixos temáticos são governança digital, mudança cultural, confiança digital, infraestruturas, identidade digital, tecnologias avançadas e serviços públicos proativos. Ao todo, serão realizadas 80 palestras e nove mesas-redondas. A inauguração institucional será feita pelo secretário do Departamento de Políticas Digitais e Administração Pública do governo catalão, Jordi Puigneró.
Notícia relacionada: Torra: ‘Temos que ser capazes de liderar a revolução digital’
Entre as mais recentes intervenções públicas de Puigneró estão a apresentação da Cartilha dos Direitos e Responsabilidades Digitais e o IdentiCAT, um novo modelo de identidade digital que promete, com base na tecnologia Blockchain, oferecer aos cidadãos total empoderamento no controle das informações pessoais no acesso a serviços digitais. Durante o Congresso de Governo Digital, serão feitas cinco palestras sobre identidade digital, que abordarão, mais especificamente, a digitalização no âmbito da saúde pública, a implantação de uma solução tecnológica de identificação biométrica nas penitenciárias da Catalunha, o impacto da assinatura biométrica na Administração Pública, experiências com o voto eletrônico nas eleições para a Câmara de Comércio de Barcelona, e o empoderamento cidadão com o IdentiCAT.
Seja assinante do Aqui Catalunha
Loja virtual do Aqui Catalunha