‘A Catalunha será digital, e em forma de República, ou não será’

Em evento no Nueva Economía Fórum, o secretário de Políticas Digitais e Administração Pública do governo catalão, Jordi Puigneró, explicou que “a revolução que estamos vivendo é uma grande oportunidade nacional, social, econômica e política para a Catalunha”. Para Puigneró, a revolução digital “transformará, também, a governança da democracia, e a forma como a política tem sido entendida e exercida”.

Sobre a liderança digital da Catalunha, Puigneró acredita que “o governo tem uma grande oportunidade e um desafio. A oportunidade de liderar a mudança, e o desafio de gerar um novo modelo de governança, próprio de uma nação do século XXI: a República Digital Catalã.

Puigneró falou sobre a atuação policial no referendo de 1º de outubro, dia em que “a Catalunha declarou a sua vontade de se tornar um Estado, mas a força e a violência física do Estado espanhol impediu a efetivação do mandato democrático”. De acordo com o secretário, “a nova etapa iniciada se desenvolverá plenamente em um século que será digital e cidadão, e esse fato dá novas oportunidades para atingir o objetivo”. Finalmente, Puigneró afirmou que “este governo tem um mandato a ser cumprido, e é baseado na fidelidade a esse mandato democrático que estão desenvolvendo uma estratégia digital que posicione a Catalunha como nação vanguardista na Europa. Porque a Catalunha será digital, e em forma de República, ou não será”.

A estratégia para que a Catalunha seja uma nação digital de referência internacional está baseada em cinco pontos:

  • acesso universal e conectividade para todos
  • cidadania digital capacitada e apoderada que conte com 50% do talento da sociedade, as mulheres
  • uma Administração do século XXI: digital, aberta e eficiente
  • um país ciberseguro
  • uma nova economia baseada na inovação digital

 


 

Participe do financiamento coletivo do portal Aqui Catalunha

O Aqui Catalunha é o primeiro jornal brasileiro exclusivamente dedicado à Catalunha. O trabalho diário com pesquisas e publicações é exigente, e a única fonte financeira deste jornal é a base de leitores que participam do financiamento coletivo. Com a sua colaboração, o Aqui Catalunha fará mais e melhor pela informação sobre a Catalunha, exclusivamente para os leitores de língua portuguesa. Saiba, aqui, como colaborar. O Aqui Catalunha acredita que leitores vanguardistas merecem um jornal de vanguarda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *