Widget Image
19/09/2021

Catalunha na imprensa internacional (1º resumo)

Catalunha na imprensa internacional (1º resumo)

Indultos, avanços na vacinação, contratações do FC Barcelona, exportações… O que os jornais ao redor do mundo informaram sobre a atualidade catalã nas últimas semanas? Este é o nosso primeiro resumo sobre a Catalunha na imprensa internacional. Produzido, originalmente, para os leitores de língua portuguesa.

Vale a pena ler: Estados Unidos, país que mais gasta em turismo na Catalunha

Imprensa italiana

No diário La Stampa, em 18 de junho, um leitor publicou uma carta de opinião sobre o conflito político entre Catalunha e Espanha, explicando as razões pelas quais uma parte relevante da sociedade catalã deseja a independência, e apresentando alguns fatos relacionados à reação do Estado espanhol para liquidar o movimento independentista.

O diário La Reppublica, por sua vez, descreve a recente carta de Oriol Junqueras, em que descarta a via unilateral de independência catalã, como um “gesto de degelo entre Catalunha e Espanha” e um “fruto do diálogo” proposto pelo novo presidente catalão, Pere Aragonès.

Vale a pena ler: Para Junqueras, os indultos mostram as “fraquezas” do Estado espanhol

Imprensa alemã

O diário Der Spiegel apresenta a concessão de indultos por parte do governo espanhol como “um gesto arriscado de misericórdia” para os líderes independentistas catalães. De acordo com a publicação, as sentenças contra os líderes políticos catalães, condenados, em conjunto, a cem anos de prisão, “fomentam” o movimento independentista. Dessa forma, os indultos são vistos como um gesto de “incentivo à boa convivência na Catalunha”.

Vale a pena ler: Governo espanhol usará os indultos para “fomentar a convivência na Catalunha”

Se, por um lado, entidades independentistas catalãs protestam contra Pedro Sánchez nesta segunda-feira, em Barcelona, por considerarem a concessão de indultos uma “farsa”, os partidos da direita espanhola consideram os indultos concedidos pelo líder do governo espanhol uma “traição nacional”. Assim, o diário Frankfurter Allgemeine Zeitung publicou um texto sobre a manifestação da direita e da extrema-direita espanhola, em Madrid, contra a estratégia política de Sánchez.

Imprensa francesa

No dia 14 de junho, o diário Le Monde dedicou um pequeno espaço ao Museu Nacional de Arte da Catalunha, em Barcelona. A notícia anterior mais recente sobre a Catalunha havia sido publicada em 21 de maio, com destaque para a eleição do “moderado” Pere Aragonès como “novo líder da região rebelde“.

Em 19 de junho,  portal Equinox Magazine publicou uma notícia sobre Lloret de Mar. O município ganhou destaque por ser o primeiro da Catalunha a oferecer testes de COVID-19 sem agendamento e por um menor preço para os turistas, 52 euros.

Imprensa norte-americana

No jornal The Washington Post, a manifestação organizada em Madrid, em 13 de junho, foi o destaque mais recente no noticiário sobre a Catalunha. Vale a pena lembrar que aquela foi uma manifestação dos apoiadores dos partidos da direita e extrema-direita espanhola contra os indultos concedidos aos líderes independentistas catalães.

O diário The New York Times dedicou uma matéria ao preso político Jordi Cuixart, intitulada “Criminoso ou mártir? Prisioneiro apresenta um dilema para a Espanha”. Essa publicação data de 4 de maio, e é a mais recente, até o momento, sobre a Catalunha no portal.

Vale a pena ler: Líderes independentistas catalães são destaque no The New York Times

Imprensa espanhola

O diário El Mundo, no fim da manhã desta segunda-feira, publicou a reação dos partidos da direita e extrema-direita espanhola contra os indultos concedidos por Pedro Sánchez. O destaque foi para a declaração do líder do Partido Popular, Pablo Casado, que classificou a estratégia política de Sánchez como “uma desculpa para a mudança do regime político espanhol”. O partido Vox, por sua vez, diz que recorrerá ao Supremo Tribunal contra os indultos.

Em seu noticiário sobre a Catalunha, o diário ABC destaca o anúncio de Pedro Sánchez sobre os indultos aos líderes independentistas catalães. Durante o discurso, o líder do governo espanhol foi interrompido por diversos gritos, entre eles o de ‘Anistia‘.

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Compartilhar

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!